Caio Bonfim bate recorde brasileiro e sul-americano da meia-maratona da Marcha atlética em Kobe

Atleta foi um dos convidados do Campeonato japonês de marcha atlética e competiu na nova prova da modalidade

Fernanda Paradizo/CBAt
Fernanda Paradizo/CBAt

O brasileiro Caio Bonfim abriu a temporada internacional neste sábado (15) à noite (horário de Brasília), no Campeonato Japonês de Meia Maratona, em Kobe, no Japão, etapa do Tour Mundial da World Athletics – Bronze. Como o campeonato é o nacional do Japão, Caio e os demais estrangeiros não competiram por colocações. O brasileiro marchou a meia maratona (21,097.5 km), prova que estreia na marcha em 2026 e estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, em 1h21m44s, novo recorde brasileiro e sul-americano, e saiu feliz da prova.

O japonês Toshikazu Yamanishi venceu e registrou um novo recorde mundial de 1h20m34s. É a primeira marca que supera o recorde mundial inaugural de 1h21m30s, aprovado pelo Conselho da World Athletics em dezembro de 2025, após o anúncio de que a meia maratona e a maratona seriam as distâncias oficiais de marcha atlética para o novo ciclo olímpico.

“Meia maratona para 1h21m44s, isso dá melhor marca brasileira e sul-americana e estamos felizes. O nível aqui é muito alto, muitos atletas, percurso maravilhoso. Continuamos aqui na Ásia, temos a próxima agora em primeiro de março, na China, e contamos com a torcida de todos”, disse Caio pelas redes sociais.

O seu principal compromisso na temporada será o Mundial por Equipes 2026, que será disputado em Brasília (DF), no dia 12 de abril. Caio vive e treina em Sobradinho (DF) e competirá em casa – é a primeira vez que o Brasil, um País da América do Sul, receberá um Mundial de Marcha. Caio Bonfim (CASO-DF) conquistou o 15º título da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, no dia 25 de janeiro de 2026 em Brasília, antes de seguir para a Ásia – o marchador de 34 anos venceu a meia maratona com o tempo de 1h28m00 – no mesmo circuito que será usado no Mundial.

Caio permanece no Japão e treina uns dias com Yamanishi antes de ir pra a China. No dia 1º de março, compete no Grand Prix da China, em Taicang, prova que tem selo ouro do Tour Mundial da Marcha Atlética da World Athletics.

Gianetti Bonfim, treinadora e mãe de Caio, gostou do resultado – estão no Japão há três dias, ainda se adaptando ao clima, a comida e ao fuso horário. Para a competição da China estarão aclimatados e a viagem é de apenas três horas.

“Aqui, o Caio não aparece nas colocações da prova porque só contam os japoneses. O mais importante é que ele fez melhor marca brasileira e sul-americana. A gente veio para buscar a marca de 1h21m, o nosso objetivo. E para mim, que sou a treinadora da parte técnica – estava apreensiva com a prova pós Mundial – o melhor foi o Caio ter passado ‘limpo’, sem nenhuma falta no quadro. Estamos vivos e a marcha atlética com o Caio ainda vai dar muita alegria ao atletismo brasileiro”, disse Gianetti.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *