Caio Bonfim disputa a marcha atlética no Troféu Brasil de olho no Mundial de Tóquio

Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Foto: Wagner Carmo /CBAt
Foto: Wagner Carmo /CBAt

O medalhista olímpico e mundial Caio Bonfim (CASO-DF) está confirmado na 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será disputado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O marchador usará a competição como preparação para o Mundial do Japão, em setembro – ele está qualificado para a disputa dos 20 km e dos 35 km da marcha atlética. A entrada é gratuita e a competição será transmitida pela TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico.

“O Troféu Brasil é uma prova sempre muito importante, sempre a última antes do principal evento do ano que, no caso, é o Mundial, em setembro”, disse Caio, de 34 anos, que já é dono de duas medalhas mundiais: foi bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023. 

Caio tem 17 títulos do Troféu Brasil. Em 2024, venceu os 20.000 metros com o tempo de 1:19.52.1, tornando-se o primeiro sul-americano a marchar abaixo de 1:20. A marca foi recorde sul-americano, brasileiro e do campeonato em pista. Foi um prenúncio do excelente resultado que viria na sequência: o brasileiro conquistou a medalha de prata nos 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris.

A temporada de 2025 do medalhista começou com mais um excelente resultado: Caio disputou os 20 km do Campeonato Japonês, em Kobe, no dia 16 de fevereiro. Conquistou o terceiro lugar na prova com a marca de 1:17:37, melhorando o seu próprio recorde brasileiro. Depois, competiu outras seis vezes, em provas de 10 km e 20 km. E, em julho, celebrou o nascimento de seu terceiro filho, Manuel.

Os 20.000 metros da marcha atlética abrem o programa do Troféu Brasil, no dia 31 de julho, quinta-feira. A disputa masculina começa às 7h05. Já os 35.000 metros serão realizados no último dia da competição (3 de agosto, domingo), às 7h10. Gianetti de Sena Bonfim, técnica e mãe de Caio, afirmou que o marchador vem treinando muito bem, mas que ainda não está confirmada a participação nas duas provas.

“O Caio está inscrito nas duas provas, mas ainda não decidimos se ele vai fazer as duas. Estamos vendo como fica a recuperação. Mas o objetivo do Caio é fazer um bom Troféu Brasil, porque o mundo da marcha atlética quer saber como está a performance do Caio, pensando no Mundial em Tóquio. Então, ele já tem que estar bem, para fazer uma grande marca, um grande resultado”, disse Gianetti.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *