Caio Bonfim e Viviane Lyra vencem os 20km da marcha do Troféu Brasil de atletismo e assumem liderança do ranking mundial

Na prova de abertura da competição, Caio melhorou seu próprio recorde brasileiro e sul-americano e Vivi ficou muito perto de seu recorde pessoal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os marchadores Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) são os primeiros campeões da 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será disputado desta quinta-feira (31/7) até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo .

Com os resultados obtidos no Troféu Brasil, Caio e Viviane assumiram a liderança do ranking mundial dos 20km da marcha atlética em pista.

Medalhista olímpico e multimedalhista mundial, Caio bateu o recorde brasileiro e sul-americano, com o tempo de 1:18.37.9 – o resultado é o melhor do mundo em 2025 e o 4º do ranking histórico da prova. No Troféu Brasil de 2024, ele havia se tornado o primeiro marchador sul-americano a fazer a distância abaixo de 1:20, completando a prova em 1:19.52.1.

Caio está qualificado para o Mundial do Japão, principal competição da temporada, que será disputado em setembro – o brasileiro de 34 anos tem índice para os 20 km e os 35 km. Na abertura da temporada, em 16 de fevereiro, também bateu o seu recorde brasileiro nos 20 km, com o terceiro lugar no Campeonato Japonês, em Kobe – fez o tempo de 1:17:37.

O pódio da prova masculina teve Matheus Correa (AABLU-SC) como vice-campeão, com o tempo de 1:19.54.7, Max dos Santos (CASO-DF), terceiro colocado com 1:20.35.1. Ambos estão em boa posição no ranking Road to Tokyo, da World Athletics, e devem confirmar presença no Mundial ao fim do período qualificatório, em 24 de agosto.

Viviane Lyra, agora também líder do ranking mundial, conquistou o ouro com a marca de 1:30.52.7 – ela ficou muito perto de bater o seu próprio recorde brasileiro em pista, estabelecido em 2024. No ano passado, fez o tempo de 1:30.38.3. O pódio teve Gabriela Muniz (CASO-DF) em segundo lugar, com 1:32.50.9, e Mayara Vicentainer (IABC/FMEBC-SC) na terceira posição (1:41.46.2).

Ana Carolina Azevedo ganha os 100m feminino

Ana Carolina Azevedo ganhou os 100m feminino do Troféu Brasil nesta quinta-feira. A prova foi definida no photo finish.

Ela completou a prova em 11.14 (131), diante dos 11.14 (137) da segunda colocada, Gabriela Mourão, também do Pinheiros – Gabriela é irmã mais nova de Vitor Hugo, bronze no masculino.

O pódio foi completado por Lorraine Barbosa (11.35), também do clube paulistano, atual eneacampeão do Troféu Brasil.

Nos 100m masculino, Erik Cardoso foi o vencedor com a marca de 9.93s, novo recorde sul-americano,

Felipe Bardi foi o segundo colocado com 10.06s e Vitor Hugo Mourão acabou na terceira colocação, com 10.14s.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *