Caio Bonfim vai experimentar a prova olímpica da meia maratona de marcha na Copa Brasil

O campeão mundial dos 20 km vai competir na nova distância fixada pela World Athletics para as principais disputas da temporada. Os atletas podem conhecer o percurso na Esplanada dos Ministérios e o público acompanhar, no mesmo local do Mundial de Marcha Atlética por Equipe, dia 12 de abril

Foto: Gustavo Alves/CBAt
Foto: Gustavo Alves/CBAt

O medalhista olímpico e campeão mundial nos 20 km Caio Bonfim (CASO-DF) vai competir na meia maratona (21.097,5 km) na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, etapa do Tour Mundial da World Athletics-Bronze que será realizada no domingo (25/1), em percurso armado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal. A Copa Brasil será transmitida pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

É a primeira competição de Caio Bonfim depois da conquista da medalha de ouro nos 20 km e de prata nos 35 km no Mundial de Tóquio, Japão, em agosto de 2025. E essa Copa Brasil vai ser especial também por anteceder o Caixa Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipe, dia 12 de abril, em Brasília. 

A estreia da meia maratona (21.097,5 km) e da maratona (42.195 km) no programa horário será uma das atrações da Copa Brasil. As mesmas distâncias serão disputadas no Mundial de Marcha Atlética por Equipe 2026, em circuitos de 1 km e 2 km, respectivamente. O Brasil e a América do Sul serão sede de um Mundial de Marcha pela primeira vez na história da competição – a expectativa é receber 400 atletas de 50 países.

“Depois de um ano maravilhoso que foi 2025, a gente entra 2026 com Copa Brasil e Mundial de Marcha na nossa casa. A gente está muito feliz e realizado, mas também com aquele sentimento de muita responsabilidade”, disse a treinadora Gianetti Sena Bonfim.

“O objetivo do Caio na Copa Brasil é estrear nas novas distâncias da marcha, assim como de grande parte dos atletas. Ele está treinando bem para fazer um bom resultado aqui na nossa terra. Vai ter muita gente, oportunidade para as famílias e os amigos verem eles. Então a gente está com esse foco para o Mundial de Marcha”, completou Gianetti. Acrescentou que também já é o início da preparação para a Olimpíada de Los Angeles-2028 – a meia maratona estará no programa olímpico -, os Jogos Pan-Americanos de Lima-2027 e o próximo Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim-2027.

“Meu recorde é 1:17 para os 20 km e essa será a base para marchar a meia maratona, por volta de 1:20”, imagina Caio Bonfim, que antes da competição participa da festa do Prêmio Melhor do Ano do Atletismo Loterias Caixa, quinta-feira (22/1), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.

A Copa Brasil recebeu a inscrição de 125 atletas, de 36 clubes e 11 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. E terá outros quatro atletas olímpicos além de Caio Bonfim – Max Batista (CASO-DF), Matheus Correa (AABLU-SC), Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Gabriela Muniz (CASO-DF).

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *