Enquanto o ginasta do Minas levou o título do individual geral pela sexta vez, Sophia venceu em seu primeiro ano no adulto
Neste sábado (6) foram disputadas as competições do individual geral e por equipes do campeonato brasileiro de ginástica artística em Recife (PE). E se no masculino tivemos a confirmação do favoritos Caoi Souza levando mais uma título nacional para casa, no feminino Sophia Wiesberg, de apenas 15 anos, venceu seu primeiro título nacional adulto.
Caio, representando o Minas Tênis Clube, Foi dominante na disputa masculina, conseguindo o total de 80.950 pontos nos seis aparelhos, 2.500 pontos a mais do que Yuri Guimarães (Agith-SP) segundo colocado e 3.200 a frente de Vitaliy Guimarães, também representando o Minas. Foio sexto título nacional de Caio, que também venceu em 2016, 2017, 2021, 2022 e 2024.
Caio ainda se garantiu em mais quatro finais – Cavalo com alças, Argolas, Barras paralelas e Barra Fixa. Quem também está na final da barra fixa é Arthur Nory (Pinheiros), que voltou às competições neste brasileiro e fez a terceira melhor nota com 13.800.
Já no feminino Sophia Weisberg (Pinheiros) estreou no adulto com um título nacional. Aproveitando de que as atletas da seleção presentes no campeonato não se focaram na disputa individual, competindo apenas em alguns aparelhos, a jovem ginasta mostrou o seu talento e venceu com o somatório de 51.231. As ginastas do Flamengo Isabel Ramos e Julia Coutinho ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
As atletas da seleção brasileira fizeram sua parte e foram para decisão dos aparelhos: Lorrane Oliveira (Flamengo) foi a melhor nas barras assimétricas com 13.000 cravados; Flávia Saraiva competiu a primeira vez em 2025 na trave e foi a melhor com 13.933. Júlia Soares, fazendo sua estreia no Pinheiros, ficou em terceiro com 13.033. Julia também competiu no solo e ficou em segundo, com 13.166.
Na competição por equipes melhor para o Flamengo no feminino, com Pinheiros em segundo e SESI-SP em terceiro. No masculino, o Minas levou o título, com Pinheiros e Agith-SP completando o pódio.
No domingo (7), o campeonato brasileiro se encerra com as finais por aparelhos. O Youtube do time Brasil e da CBG transmitem as disputas.
