Equipe brasileira teve bons momentos na partida, mas acabou superada nos momentos decisivos dos sets e perdeu por 3-0
Equipe brasileira teve bons momentos na partida, mas acabou superada nos momentos decisivos dos sets e perdeu por 3-0

Na tarde deste domingo (21), o Vôlei Renata Campinas entrou em quadra mais uma vez pelo Mundial de Clubes Masculino de vôlei 2025. A competição está sendo realizada em Belém, e teve a equipe brasileira superada pela segunda vez na competição pelo Zawierce, da Polônia, desta vez por 3 sets a 0, parciais de 27-25, 25-19 e 25-21, terminando a competição na 4ª colocação e fora do pódio. Logo mais, Perugia, da Itália, e Osaka, do Japão, fazem a grande final do Mundial.
Na disputa pelo terceiro lugar da competição deste ano tivemos o reencontro das duas equipes que se classificaram pelo Grupo A. O Zawierce, vice-campeão europeu, se classificou como líder da chave, vencendo seus três jogos da primeira fase, incluindo o duelo contra o Vôlei Renata Campinas por 3 sets a 2, com os brasileiros avançando em segundo lugar. Na tarde de hoje, mais uma vez, melhor para os poloneses.
O Campinas começou bem no jogo, aproveitando o bom momento de Acerola e a passagem no saque de Adriano para abrir três pontos de frente. O Zawierce reagiu e chegou empatado no 19º ponto. Na reta final foi a vez de Matheus Pinta ter boa passagem no saque e colocar os campineiros a frente do placar em 24-21. Mais uma vez, os poloneses reagiram e igualaram a parcial em 24-24, trocando vantagens até que com um ace de Bieniek, os europeus fecharam a etapa em 27-25, após salvar três set points.
O Zawierce ganhou confiança com a virada no final do primeiro set e abriu vantagem no início da segunda parcial, 7-3. As equipes trocaram pontos e a diferença de quatro pontos foi mantida até a metade do set, sem os campineiros esboçarem reação. Na reta final, os poloneses forçaram mais o jogo e após bela bola de segunda do levantador Tavares, fechou o set em 25-19, de forma dominante.
O terceiro set começou equilibrado e seguiu com as equipes alternando na liderança do placar até o 9-9, quando então o Zawierce abriu quatro pontos e chegou a 13-9. O técnico Horácio Diléo parou o jogo, e assim, o Vôlei Renata reagiu na parcial, reduzindo a diferença para apenas um ponto, no 21-20. Na reta final, o Campinas lutou bastante mas acabou superado pelo Zawierce em 25-21 no set e em 3 sets a 0 na partida.
Desta forma, o Zawierce fecha a competição como o terceiro colocado. Logo mais, às 18h30, teremos a grande final do Mundial de Clubes Masculino de vôlei 2025 com o Perugia, da Itália, encarando o Osaka, do Japão. Os italianos vão em busca de seu terceiro troféu, enquanto os japoneses vão atrás de uma conquista inédita.
