Campinas salva três pontos para o jogo do Cruzeiro e vence partida no tie-break pela Superliga

Campineiros viram partida “perdida” e causam a primeira derrota do Cruzeiro na temporada em pleno Riachão

Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro
Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro

O Vôlei Renata, conhecido como Campinas, virou partida quase perdida sobre o Cruzeiro, mandante do jogo no Riacho, em Contagem (MG), ao sair de 1×2 para 3×2 com triplo ponto do jogo salvo. A equipe campineira sobe para a terceira colocação, ultrapassa os rivais celestes e aplica a primeira derrota do Cruzeiro na temporada. A partida foi adiantada da décima primeira rodada devido ao Mundial de clubes, em dezembro,

A disputa entre o atual campeão nacional Cruzeiro e o vice-campeão Campinas pôs frente a frente as duas equipes favoritas à mais uma briga pelo título da Superliga. Os campineiros não sentiram a pressão cruzeirense, mantiveram a cabeça fria ao enfrentar tripla oportunidade de vitórias dos rivais no terceiro set em 25/26, 27/26 e 28/29 e venceram a primeira “revanche” na temporada 25/26. No ano passado, o time paulista venceu os dois jogos na fase regular da Superliga, no entanto foi superado na grande final.

O maior pontuador da partida foi o oposto Welinton Oppenkoski, do Cruzeiro, com 24 pontos. No lado do Campinas, Bruno Lima anotou 18 e ganhou o troféu Viva Vôlei como destaque em quadra. Lucão (SADA) e Adriano Xavier (Renata) foram os terceiros melhores pontuadores com 15 pontos cada. Saatkamp somou 1/3 da sua pontuação no bloqueio.

O jogo

A equipe cruzeirense abriu o placar com vitória por 25/19 no primeiro set. A parcial foi controlado pelo time mineiro que não perdeu a dianteira. No segundo e terceiro períodos, os times mantiveram a escrita e venceram de forma contundente, o Campinas empatou a série em 1×1 ao anotar 25/20 e os mineiros voltaram a frente do placar em 2×1 com novo triunfo por 25/19. Neste set vencido pelos celestes, os campineiros chegaram a ficar 9/18 atrás.

O terceiro set foi uma “montanha-russa”, primeiro o Campinas abriu a parcial de forma avassaladora com vantagem de 11/7, 15/9 e 17/10. O Cruzeiro recuperou o ritmo e diminuiu para 14/18 e empatou em 20/20. A partir daí, o jogo ficou em iguais até 23/23, quando os campineiros abriram 24/23 e 25/24, desperdiçando ambos ponto para o set.

Os cruzeirenses tomaram as rédeas do confronto e buscaram três chances de vitória em 26/25, 27/26 e 28/27, mas não aproveitaram as oportunidades. O Campinas venceu os três pontos finais da parcial e anotou 30/28 e 2×2, forçando o tie-break decisivo. Na disputa até 15 pontos, os campineiros foram superiores em toda a parcial e triunfaram em 15/11 e 3×2.

Tabela

O Campinas vai à 14 pontos e pula para a segunda posição ao ultrapassar o Cruzeiro que tem 11. O Sada, por outro lado, ainda tem um jogo a menos, enquanto o Renata já acumula seis partidas realizadas na temporada. O time paulista chega a quarta vitória e cola no invicto Praia Clube, os mineiros lideram com os mesmos 14 pontos e tem uma partida a jogar.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 27 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei, canoagem e muito mais. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *