Equipes norte-americanas dominaram a modalidade em Milão-Cortina 2026
Canadá e Estados Unidos tiveram histórias diferentes nesta sexta-feira (20), mas venceram seus jogos de semifinais e decidirão a medalha de ouro do hóquei no gelo masculino dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Os canadenses anotaram um gol no último minuto de jogo para vencer a Finlândia por 3 a 2, enquanto o Estados Unidos passeou sobre a Eslováquia e venceu por 6 a 2.
Após a ausência dos atletas da National Hockey League (NHL) dos Jogos de Inverno de PyeongChang (2018) e Pequim (2022), Milão-Cortina abriu as portas para a presença dos melhores talentos do planeta, fortalecendo principalmente os dois países que disputam a Liga: Canadá e Estados Unidos, que farão a grande final do torneio olímpico neste ano.
Na Milano Arena, o Canadá garantiu sua classificação para a disputa da medalha de ouro olímpica, ainda na tarde de hoje. Com um gol a 35 segundos para o fim da partida, os canadenses bateram a Finlândia, atual campeã olímpica, por 3 a 2, de virada, com os finlandeses chegando a estar com 2 a 0 no placar.

O Canadá, maior campeão olímpico da modalidade, havia buscado o empate na metade do terceiro período e pressionou os finlandeses até encontrar o gol decisivo nos momentos finais da partida, não possibilitando qualquer tentativa de reação e vencendo por 3 a 2. Com a vaga na final, o Canadá volta a buscar o ouro que não vem desde 2014 em Sochi.
O outro finalista é o Estados Unidos, que não deu chances para a Eslováquia e venceu por 6 a 2 na Milano Arena, já no início da noite de hoje. O placar foi construído de forma natural durante a partida, com os estadunidenses dominantes desde o primeiro tempo com dois gols saindo no final do período. O segundo tempo veio com um atropelo e mais três gols para os Estados Unidos, que chegaram a 5-0.
No período final, o time da América do Norte administrou a vantagem, segurou a questão física visando a final e fechou a partida de forma dominante em 6 a 2, vingando assim, a derrota nas quartas de finais de Pequim-2022, em que os eslovacos terminaram com a medalha de bronze. Os Estados Unidos voltam a disputar uma final olímpica que não acontecia desde Vancouver-2010, em que ficou com a prata após ser superado pelo Canadá.
A grande disputa pela medalha de ouro entre Estados Unidos e Canadá será no domingo dia 22, às 10h10. Antes, no sábado (21) às 16h40, teremos a disputa pelo bronze envolvendo Finlândia e Eslováquia, dois países que medalharam no hóquei no gelo na última olimpíada.










