Candidatura olímpica da Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de 2036 terá eventos em Seul

Seul recebeu os Jogos Olímpicos em 1988

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A província de Jeolla do Norte, na Coreia do Sul, que antes era rival na disputa pela sede, anunciou esta semana que compartilhará a responsabilidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2036 com Seul, caso esta vença a candidatura.

Até oito modalidades esportivas poderão ser disputadas na capital, incluindo atletismo, handebol, tênis, ginástica, vôlei, ciclismo de pista e algumas partidas preliminares de basquete e futebol, segundo a agência de notícias Yonhap.

Jeolla do Norte, localizada a cerca de 200 quilômetros ao sul de Seul, conquistou em fevereiro uma indicação inesperada do Comitê Olímpico e Esportivo Coreano (KSOC) para concorrer aos Jogos, após uma votação expressiva de 49 a 11 para elevar a candidatura da província em detrimento da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 1988. Seul, que sediou aqueles Jogos históricos para o país, mantém um legado que ajudará a viabilizar as oito modalidades.

Será necessário desenvolvimento em toda Jeolla do Norte, mas autoridades provinciais afirmaram que essas obras de infraestrutura e instalações esportivas são necessárias de qualquer forma – e que os Jogos ajudarão a promover um desenvolvimento mais equilibrado em toda a Coreia do Sul, fora de Seul. A capital provincial, Jeonju, desempenhará um papel central, mas as competições esportivas serão distribuídas entre outras cidades da região. Fora da província, Daegu poderá sediar as competições de tiro e Gwangju, as de futebol e beisebol.

“Os planos para as sedes refletem as opiniões do Comitê Olímpico Internacional e de outras partes interessadas. Ao mesmo tempo que aproveitam ao máximo a infraestrutura existente, os planos também atendem aos padrões internacionais”, disse a chefe do comitê de candidatura, Yoo Hee-sook, segundo a agência Yonhap, acrescentando que a possibilidade de Seul ser uma co-sede formal não foi considerada.

Na corrida internacional, Jeolla do Norte enfrentará uma batalha árdua em um campo concorrido. A presidente do COI, Kirsty Coventry, solicitou uma revisão do processo de candidatura olímpica em julho, e desde então ele está suspenso, sem um cronograma definido para os Jogos de 2036.

Doha, no Catar, e Ahmedabad, na Índia, formalizaram suas campanhas para 2036.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *