Dois jogadores estrangeiros que disputavam a chave de duplas do Challenger 75 de Itajaí, em Santa Catarina, foram presos após serem acusados de injúria racial durante a competição. O caso ocorreu na quinta-feira (22) e envolveu o venezuelano Luis David Martinez e o colombiano Cristian Rodriguez
De acordo com as informações apuradas, os tenistas teriam cometido atos racistas direcionados a torcedores e a um boleiro que trabalhava no torneio. As ofensas aconteceram durante e após a partida válida pelas quartas de final de duplas, na qual a dupla estrangeira foi derrotada pelos brasileiros Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro.
Los doblistas Luis Martínez y Cristian Rodríguez fueron detenidos en Brasil por actos racistas.
— Ariel Fernández (@AFD7L) January 23, 2026
Como se puede ver en el vídeo, Martínez realizó un gesto imitando a un mono. Luego, Rodríguez le dijo "macaco" a un ballboy.
Se arriesgan a una pena de cárcel de hasta cinco años. pic.twitter.com/V20iytKnbF
Segundo a organização do evento, Martinez realizou gestos de cunho racista ainda dentro da quadra, enquanto Rodriguez repetiu a atitude já fora do local de jogo. A situação foi identificada, e a Polícia Militar, que acompanhava o torneio, foi acionada para intervir.
“Macaco”: Atletas estrangeiros são presos por injúria racial no Itajaí Open de Tênis
— TVBV Online (@tvbvonline) January 23, 2026
📶Além de gestos imitando um macaco um dos atletas chamou um funcionário do clube, um adolescente de 16 anos, de macaco #Notícias #SC
Confira no Portal TVBV: https://t.co/GJoojYFwJt pic.twitter.com/xvGHwTbKFp
Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina!
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
Em nota oficial, o Itajaí Open afirmou que tomou providências imediatas e reforçou sua posição contra qualquer forma de discriminação. A organização destacou que repudia veementemente o racismo e reiterou o compromisso com o cumprimento da legislação brasileira.
O ocorrido durante o jogo de duplas, no dia 22/01/26, no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira.
— IS (@InstitutoSports) January 23, 2026
O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza. pic.twitter.com/PhnA8Nt1rq










