CBJ define planejamento internacional para as seleções sênior e de base

A nova temporada terá Mundiais, Jogos Olímpicos da Juventude, Jogos Sul-Americanos, etapas do Circuito Mundial e muito mais

Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF
Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF

A Seleção Brasileira de Judô já tem o roteiro definido para uma temporada que promete ser eletrizante. Com o início da corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 marcado para junho, o calendário da equipe principal inclui competições como os Campeonatos Mundial e Pan-Americano, além de outras 12 etapas de Grand Slam e Grand Prix. Enquanto isso, as categorias de base também seguem em evidência, com a oportunidade de dar sequência aos bons resultados recentes em eventos como os Mundiais Cadete e Júnior, além da participação nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Para atender a uma agenda tão robusta, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) estruturou um planejamento que equilibra grandes eventos com períodos estratégicos de treinamento. A jornada começa em solo europeu, já em janeiro, mas percorre todos os cantos do mundo em busca da manutenção do Brasil entre as potências da modalidade.

Confira abaixo mais detalhes sobre o 2026 do judô brasileiro:

Hajime na corrida olímpica!

Os fãs de judô poderão ver a Seleção Brasileira em ação a partir de fevereiro, quando o tradicional Grand Slam de Paris inaugura o Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. 

Ainda no primeiro semestre, mais quatro etapas de Grand Slam, em Tashkent (UZB), Tbilisi (GEO), Astana (KAZ) e Ulaanbaatar (MGL), além de dois Grand Prix, em Linz (AUT) e Qingdao (CHN), estão previstos na programação da equipe.

A partir do segundo semestre, com a corrida olímpica rumo à Los Angeles 2028 começando em junho, o judô brasileiro terá a principal missão do ano de 4 a 11 de outubro, no Campeonato Mundial Sênior, em Baku (AZE). Além da competição, os judocas do Brasil ainda terão desafios nos Grand Slam de Lausanne (SUI), Budapeste (HUN), Abu Dhabi (UAE) e Tóquio (JPN), e nos Grand Prix de Lima (PER) e Zagreb (CRO).

Fora as competições da IJF, a Seleção terá pela frente alguns compromissos a nível continental, seja nas Américas ou na Europa.

Os principais deles serão o Campeonato Pan-Americano, que está marcado para os dias 18, 19 e 20 de abril, na Cidade do Panamá (PAN), e os Jogos Sul-Americanos de Santa Fé (ARG), de 18 a 20 de setembro. Os representantes brasileiros nas competições serão definidos a partir de Seletivas Nacionais, em abril e julho.

Ainda durante o ano, o judô brasileiro participará de etapas de Open, que são eventos com peso menor, mas importantes para inserir judocas no cenário internacional, como a de Ljubljana, na Eslovênia, em fevereiro.

E, com o objetivo de se preparar para todos estes desafios, alguns treinamentos internacionais também estão na agenda dos atletas. Além dos campings que acontecem em seguida de algumas competições, os brasileiros ainda vão pegar no quimono dos principais atletas do mundo nos treinos de Colônia (GER), em janeiro, e de Pindamonhangaba (SP), em março.

Nova geração em ação nos tatames internacionais

Em 2025, o judô brasileiro protagonizou momentos marcantes nas categorias de base, com destaque para as melhores campanhas do país na história dos Campeonatos Mundiais Cadete e Júnior. Agora, em 2026, os atletas vão em busca de novas histórias e conquistas pelo mundo.

Para o Cadete (sub-18), o ano começa com compromissos em março, nas Copas Europeias de Antalya (TUR) e Teplice (CZE), e em competições na Alemanha, junto ao Júnior, pelo Programa de Intercâmbio e Desenvolvimento (PROGID). Em maio, os atletas embarcam para o Campeonato Pan-Americano, ainda sem local oficial, e para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, na Cidade do Panamá (PAN).

Ainda em maio, a equipe terá mais uma etapa de Copa Europeia, desta vez em Bielsko-Biala (POL), que será a última missão internacional antes do Campeonato Mundial Cadete, marcado para agosto, em Guayaquil (ECU). 

E, por fim, em 2026 os judocas do Cadete ainda terão a chance de ser convocados para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem em novembro, em Dakar (SEN). O evento multiesportivo tem expectativa de reunir mais de quatro mil atletas de 15 a 18 anos de todo o mundo para a disputa de 41 modalidades.

Enquanto isso, o Júnior terá seis desafios internacionais no calendário de 2026: o Campeonato Mundial, em Amman (JOR), em outubro; o Campeonato Pan-Americano, ainda com sede a definir, em abril; as Copas Europeias de Móstoles (ESP), Graz (AUT) e Praga (CZE); e o Estágio Internacional da Alemanha, que é dividido entre o Internacional Masters de Bremen, para o masculino, e a Thuringia Cup de Bad Blankenburg, para o feminino.

Circuito Nacional de Judô chega em 2026

Uma das principais formas de acesso a essas competições internacionais acontecem dentro do Brasil, com as etapas nacionais integrando os rankings das categorias de base e distribuindo investimentos adequados ao sênior.

Para 2026, o calendário da CBJ recebeu uma reformulação e, agora, passará a se chamar Circuito Nacional de Judô, com uma base composta por três vertentes de eventos: os Campeonatos Brasileiros, os Troféus Brasil e as Seletivas Nacionais.

A estrutura dos Campeonatos Brasileiros permanece a mesma, com as cinco etapas regionais acontecendo simultaneamente em cinco sedes, e as finais em datas separadas.

Já os eventos que integram os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), onde os judocas representam seus clubes, passam a se chamar Troféu Brasil, dividindo-se nas classes de idade Cadete, Júnior e Sênior. O primeiro Troféu do ano, que também marca a estreia do calendário nacional de 2026, acontecerá em Brasília (DF), nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, para o Cadete e Júnior.

Por fim, as Seletivas Nacionais terão como objetivo a classificação para competições internacionais, como Campeonatos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos. Neste ano, a Seletiva para o Pan está marcada para o dia 1º de abril, enquanto a dos Jogos Sul-Americanos acontece no dia 22 de julho.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *