Reunião contou com representantes de 21 clubes, membros da Comissão de Atletas, Federações e treinadores, em Pindamonhangaba (SP)
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), realizou, na última semana, um workshop técnico com alguns dos principais clubes do país com objetivo de discutir novas estratégias e critérios para o ciclo olímpico Los Angeles 2028.
O evento contou com a presença da equipe técnica da CBJ, envolvendo as áreas de Alto Rendimento, Transição e eventos nacionais, além de representantes de Federações, atletas e arbitragem.
“Tivemos 21 clubes participando do workshop. Clubes esses que têm atletas nas seleções nacionais. Além dos clubes, tivemos representantes das Federações, dos atletas e da arbitragem. Foi um evento muito importante, com duração de três dias, com o envolvimento total de todos os stakeholders do judô brasileiro”, disse Paulo Wanderley, presidente da CBJ.
Pelos clubes, estiveram presentes representantes de 21 entidades: Esporte Clube Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), Instituto Reação (RJ), Grêmio Náutico União (RS), Paineiras do Morumby (SP), Sogipa (RS), Sociedade Morgenau (PR), Umbra Vasco (RJ), Flamengo (RJ), SESI-SP (SP), Academia Espaço Marques (DF), Assamaca (BA), Gota de Leite (SP), AABB Curitiba (PR), Kaizen (AM), Fusegi Canoas (RS), Instituto Otacílio Gama (PB), Judô Clube Rocha (MS), Pais e Alunos do Judô (SC), Palmeiras (SP) e São João Tênis Clube (SP).
Também estiveram representados o Conselho Técnico, Conselho de Administração e a área Mulher no Esporte.
“A CBJ, dentro da sua característica de uma gestão mais integrativa e participativa, tem nesse tipo de discussão, uma discussão muito rica e que traz muitos pontos de vista para trilharmos a melhor estratégia nessa caminhada até Los Angeles. Contamos com um grupo muito heterogêneo de treinadores já muito experientes, e atletas que migraram para a posição de treinadores, de gestores ou que ainda estão em exercício. Todos esses pontos de vista são muito importantes para contribuir para o nosso planejamento”, expôs Marcelo Theotonio, Diretor de Esporte da CBJ.
“Foi uma ação muito interessante. Foi muito legal, porque a gente teve perspectivas diferentes de várias áreas importantes do judô brasileiro e propostas sempre são muito interessantes. Então, quando a gente vai juntando perspectivas diferentes, a gente vai construindo uma ideia melhor. Muita coisa foi construída”, disse Victor Penalber, gestor do Instituto Reação (RJ).
A reunião contou com três dias de discussões sobre planejamento e estratégias para os próximos anos e competições do ciclo, visando sempre o desenvolvimento dos atletas e do judô brasileiro.
