CBSk reúne Seleção Brasileira Júnior para ciclo de treinamento em Curitiba (PR)

O treinamento acabou no dia 7

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, entre quarta (3) e domingo (7), um ciclo de treinamento com a Seleção Brasileira Júnior. Os trabalhos reuníram em Curitiba (PR) os 12 nomes que integram a seleção — 6 no Park e 6 no Street —, com treinos técnicos, avaliações e palestras.

As sessões de treino técnico foram realizadas no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), espaço que já é administrado pela CBSk e que oferece aulas gratuitas de Skate. Dentro do período, o grupo recebeu a visita do medalhista olímpico (bronze em Paris 2024) e campeão mundial de Park em 2024 Augusto Akio, skatista da Seleção Brasileira e que compartilhou sua experiência com os nomes da Seleção Júnior. No Street, Maria Almeida, nome da Seleção Brasileira de Street que acaba de participar da Copa do Mundo de Kitakyushu, também marcou presença.

Além dos treinos técnicos, o período envolveu avaliação médica, física e psicológica, dinâmicas de preparação, fisioterapia e psicologia, dinâmicas de grupo e palestras sobre Esporte Seguro e Saúde e Esporte, ministradas por profissionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) numa parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).

“O objetivo desse treinamento é conseguir trazer para esses atletas uma visão de que o processo de desenvolvimento deles se dá a longo prazo e que o caminho de desenvolvimento vai além das questões técnicas do esporte. Conseguir trazer essa visão mais ampla é fundamental para que a gente possa auxiliar e garantir que esse processo aconteça de forma segura e saudável com todos eles. Alguns já estão rendendo muito bem no cenário nacional, mas, olhando para frente, queremos que eles continuem com essa perspectiva de evolução contínua e que a gente possa contar com eles dentro do circuito mundial e brigando por classificação olímpica, que é o nosso objetivo principal”, destaca Bernardo Villano, gerente de Seleções da CBSk.

Ao longo da semana, os skatistas contaram com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira, representada pelo próprio Bernardo Villano, gerente de Seleções, Allan Mesquita, consultor técnico da Seleção Júnior de Park, Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Júnior de Street, Julio Gentil da Cruz Detefon, coordenador técnico, Guilherme Dutra, fisioterapeuta, Alberto Santos, psicólogo, e Ana Cláudia Rodrigues, assessora técnica. As palestras em parceria com o COB foram ministradas por Nelson Valsoni Junior, compliance officer do Comitê Olímpico do Brasil e safeguarding officer certificado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e Pedro Murara, médico do Esporte.

“Temos a responsabilidade de proporcionar toda a estrutura para que eles possam se concentrar totalmente na prática do Skate. Tivemos a presença do nosso grande amigo Augusto Akio, que veio colocar algumas palavras para essa nova juventude e compartilhar um pouco da experiência dele de campeão mundial e medalhista olímpico”, comenta Allan Mesquita. 

O consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Park também analisa a importância do trabalho da comissão técnica multidisciplinar.

“No meio dessas atividades a gente pôde perceber várias carências que a gente pode trabalhar. Então, é um trabalho muito bom em conjunto para que a gente possa ter não somente bons resultados em campeonatos, mas também na formação de grandes skatistas e grandes pessoas”.

Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street, destacou como a reunião dos skatistas das duas modalidades também se torna uma experiência rica, além da presença de Maria Almeida.

“Foi muito importante essa interação do Street e do Park e também da comissão técnica. Isso é muito importante para somar forças e termos essa troca de experiências. É uma preparação para futuros eventos”, destaca. 

“Durante os treinos também tivemos a presença da Maria Almeida, que foi muito legal, muito importante ter interagido com a galera. Foi uma sessão bem animada e uma troca muito positiva”, completa o consultor técnico.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *