CEO da World Table Tennis critica Hugo Calderano após veto de entrada nos Estados Unidos

Segundo Steve Dainton, Isto é um ‘lembrete de que ser profissional exige mais do que apenas desempenho’

Wtt/ Divulgação
Wtt/ Divulgação

Steve Dainton, CEO da World Table Tennis (WTT), criticou Hugo Calderano por conta do problema de visto que o brasileiro teve e que o impediu de entrar nos Estados Unidos para disputar o USA Smash. Steve lamentou a ausência de um dos principais astros do tênis de mesa mundial, mas disse que ser ‘profissional exige mais do que ter apenas desempenho’:

“É uma grande decepção que o Hugo não tenha podido vir. Ele é um jogador incrível, com resultados recentes que mostram que ele é atualmente um dos melhores do mundo — e tê-lo aqui seria importante para nós. Temos incentivado os jogadores a se prepararem com meses de antecedência para seus vistos, e aqueles que se planejaram adequadamente não tiveram grandes problemas. A USATT deu uma ajuda incrível com isso. Isto fica como um lembrete de que ser profissional exige mais do que apenas desempenho; significa também assumir a responsabilidade por tudo que acontece fora dele.”

Entenda o caso

Calderano pediu para entrar nos Estados Unidos por meio de uma dispensa de visto previsto para cidadãos de 42 países. O programa permite viagens aos EUA de até 90 dias a passeio ou a negócios, desde que determinadas regras sejam cumpridas. Um formulário chamado de ESTA (sigla em inglês para “Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem”) deve ser preenchido para conseguir essa dispensa de visto.

No entanto, segundo a lei dos EUA, o benefício é revogado se um cidadão tiver viajado para um dos países de uma “lista de banidos”, entre os quais Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba – país que Calderano esteve em 2023 para a disputa do Pan-americano e do qualificatório para os Jogos Olímpicos de Paris, na capital Havana.

Em nota sem seu site oficial, Calderano lamentou o ocorrido:

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”

USA Smash vai até o dia 13

O USA Smash está sendo disputado em Las Vegas e Steve Danton considera o importante torneio como um ponto de virada da modalidade no país: “Pela primeira vez, um WTT Grand Smash acontece em solo americano. Não se trata apenas de realizar um evento de classe mundial. Trata-se também de mostrar como o tênis de mesa pode ser atrativo em uma capital global do esporte e do entretenimento.”

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *