Choi Gaon surpreende o mundo e conquista o ouro no snowboard halfpipe feminino

Com apenas 17, sul-coreana se recupera de queda e bate a bi-campeã olímpica Chloe Kim

A sul-coreana Choi Gaon em ação na qualificação feminina de snowboard halfpipe. – Foto: Reuters-Yonhap
A sul-coreana Choi Gaon em ação na qualificação feminina de snowboard halfpipe. – Foto: Reuters-Yonhap

Nesta quinta-feira (12), foi realizada a final do snowboard halfpipe feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Debaixo de neve e com muito vento, a sul-coreana Choi Gaon, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro e surpreendendo as favoritas da prova. A prata ficou com estadunidense Chloe Kim, bicampeã olímpica, e o bronze foi para a japonesa Mitsuki Ono.

No halfpipe, os competidores realizam uma sequência de manobras enquanto descem uma pista em formato semicilíndrico, onde os atletas fazem manobras nas extremidades e são julgados levando em conta a amplitude e a dificuldade dos saltos. Seu modo de competição é semelhante ao do skate vertical.

A prova final do snowboard halfpipe feminino conta com as 12 melhores atletas disputando em três tentativas. Chloe Kim, dos Estados Unidos, fez boa descida e terminou na liderança da primeira descida com uma nota de 88.00, seguido de duas japonesas: Mitsuki Ono (85.00) e Rise Kudo (77.50).

A partir da segunda descida, a final ganhou dramaticidade. Com muita neve e muito vento, poucas atletas alteraram sua nota na rodada 2, sem mudança nas posições do pódio.

Na terceira descida, com muita dificuldade para as atletas, Choi Gaon, que havia caído e até se machucado na primeira descida, se recuperou, superou as dificuldades da pista e conquistou a medalha de ouro com uma nota de 90.25. Poucas atletas conseguiram melhorar sua nota e ninguém superou a nota da sul-coreana.

A medalha de prata ficou com Chloe Kim, bicampeã olímpica, e a principal favorita da prova, que liderou a final durante quase toda a prova, com uma nota de 88.00. A japonesa Mitsuki Ono teve a nota 85.00 da primeira descida como sua principal e foi suficiente para assegurar a medalha de bronze do snowboard halfpipe feminino.

A final masculina do halfpipe acontecerá nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, às 15h30 – horário de Brasília.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *