Suspensão vai até dezembro de 2026
Ciclista italiano de BMX Martin Sciortino foi suspenso por doping pela União Ciclistica Internacional (UCI).
Sciortino não voltará a competir até 19 de dezembro de 2026, após ter recebido uma suspensão de 18 meses da entidade por ter testado positivo para substâncias proibidas em um exame realizado em 24 de maio deste ano.
Conhecido no mundo do ciclismo como “O Pequeno Príncipe”, a carreira esportiva de Martin Sciortino foi interrompida aos 27 anos. Uma amostra coletada durante a Copa Suíça de BMX revelou a presença de diversas substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidoping. Entre elas, metabólitos de deidroclorometiltestosterona (DCMT), um esteroide anabolizante androgênico sintético derivado da testosterona, e metabólitos de estanozolol — outro esteroide conhecido por aumentar a massa muscular magra, a potência explosiva e a resistência ao esforço.
De acordo com o Código Mundial Antidoping e as Regras Antidoping da UCI, o período de inelegibilidade começou em 20 de junho de 2025. Esta decisão pode ser contestada pela Organização Nacional Antidoping Italiana e pela Agência Mundial Antidoping, mas o caso foi encerrado após o ciclista aceitar as consequências.
Embora a UCI tenha delegado seu programa antidoping à Agência Internacional de Testes em janeiro de 2021, ela mantém a responsabilidade pela gestão dos resultados e pela punição das violações das regras antidoping.
Sciortino, seis vezes campeão nacional, é um dos nomes mais reconhecidos do BMX italiano. Ele começou a competir na modalidade olímpica de BMX em 2005 e logo se destacou por sua explosão e habilidade técnica. Ao longo de sua carreira, ele se manteve consistentemente entre os melhores de sua faixa etária na Itália, alcançando resultados internacionais notáveis, incluindo medalhas de prata na prova de contrarrelógio por equipes nos Campeonatos Europeus de 2022 e 2024, além de vários pódios no circuito continental.











