Campeões olímpicos tropeçam e somente uma dupla brasileira ganha na estreia.
Nessa quarta-feira (17) se iniciou o Elite 16, João Pessoa (PB). Com muitas duplas brasileiras, a expectativa de medalha é alta, principalmente no feminino. Hoje, no primeiro dia de evento, somente as duplas masculinas estrearam a fase de grupos. Com exceção do grupo A, Brasil tem uma dupla em cada grupo, totalizando cinco representantes.
No grupo A estão os noruegueses Mol e Sørum, medalhistas de ouro em Tóquio e campeões do Elite 16 de 2024, também em João Pessoa. Apesar de parecerem os favoritos do grupo, eles estrearam com derrota para os portugueses Pedrosa e Campos. Na outra partida, o ex jogador da NBA Chase Bundinger e seu parceiro Evans levaram a melhor contra a dupla da Suíça Krattiger e Dillier.
No grupo B, a dupla brasileira Adelmo e Mateus não teve vida fácil, estrearam com derrota para os neozelandeses Boermans e de Groot, que são os favoritos a liderarem o grupo. Na outra partida, os noruegueses Mol, H. e Berntsen venceram a dupla francesa Rotar e Gauthier.
Já no grupo C, a dupla brasileira Vinícius e Heitor foi derrotada pelos suecos Hölting e Andersson. Na outra partida, os irmãos Capogrosso deram a vitória para a Argentina diante dos australianos Nicolaidis e Carracher.
No grupo D, os únicos brasileiros a estrearem com vitória! George e Saymon ganharam os norte-americanos Schalk e Shaw. Agora a dupla brasileira enfrenta uma pedreira, os medalhistas de ouro em Paris, Åhman e Helving. Os suecos estrearam com vitória sofrida no tie-break, diante dos franceses Bassereau e Aye.
No grupo E, André Stein e Renato estrearam com derrota diante dos poloneses Łosiak e Bryl. No outro confronto, os representantes dos Países Baixos van der Velde e Brouwer ganharam dos irmãos alemães Sagstetter.
No último grupo do lado masculino, Evandro e Arthur perderam no tie-break para os alemães Pfretzschner e Winter. A outra partida teve vitória para os austríacos Hammarberg e Berger, que derrotaram os letões Plavins e Fokerots.
Amanhã é a vez da estreia das meninas, por lá o Brasil possui nove duplas representantes e alta expectativa de medalha.











