COB se une ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) para avançar no mapeamento de discriminação racial no esporte

Pesquisa “Racismo e Injúria Racial no Âmbito Esportivo”, do MIR, terá banco de dados em parceria com o COB, além da recomendação do curso do IOB “Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando”

Foto: Miriam Jeske/COB
Foto: Miriam Jeske/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) se junta ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) se juntaram para avançar no mapeamento de discriminação racial no esporte e, unidos, trabalharem ainda mais por um Movimento Olímpico antirracista. A primeira prova prática dessa parceria é o suporte do COB à pesquisa “Racismo e Injúria Racial no Âmbito Esportivo”, iniciativa que busca mapear, compreender e enfrentar situações de discriminação dentro do ambiente esportivo. A pesquisa está disponível para participação de atletas, treinadores, dirigentes e demais profissionais do setor.

“O COB enxerga essa iniciativa como fundamental para o fortalecimento de estratégias capazes de promover ambientes mais saudáveis, acolhedores e verdadeiramente inclusivos no ecossistema esportivo. O esporte deve ser um espaço de respeito, igualdade e oportunidades, e estamos muito orgulhosos em começar essa parceria com o Ministério da Igualdade Racial”, disse Marco La Porta, Presidente do COB.

“Precisamos pensar junto com torcedores, pesquisadores, esportistas e todas as pessoas que possam contribuir para um jogo justo, sem racismo em campo ou fora dele”, defendeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O estudo integra o Projeto Gente Negra – “Reconstrução e Desenvolvimento”, voltado à produção e análise de dados que contribuam para políticas públicas de promoção da igualdade racial. Além de quantificar os registros, o levantamento também busca analisar como essas práticas se manifestam, seja de forma verbal, gestual ou institucional e compreender as consequências psicológicas, sociais e profissionais para as vítimas.

“O lançamento desta pesquisa é um passo essencial para fortalecer a nossa atuação conjunta no enfrentamento ao racismo no esporte. O Ministério do Esporte trabalha para garantir ambientes esportivos seguros, respeitosos e acessíveis. Para isso, precisamos de dados consistentes, que nos permitam compreender a realidade vivida por atletas, torcedores e profissionais do setor. Convidamos a sociedade a participar”, celebra André Fufuca, ministro do Esporte. 

A pesquisa visa um panorama detalhado das experiências vividas e por diferentes atores do sistema esportivo quanto às ações de combate e prevenção existentes nas entidades do país. E, a partir disso, identificar em quais áreas avançar com políticas públicas sólidas para combater o racismo no esporte e transformar a cultura esportiva brasileira.

Ao final da pesquisa, o COB tem um de seus cursos do Programa Esporte Seguro recomendados como referência para os participantes. Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, “Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando” é gratuito, e foi organizado com a mentoria da filósofa, mestra e ativista na luta antirracista Djamila Ribeiro, com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO).

Em uma carga-horária de 30 horas, o curso está dividido em três módulos e é destinado a atletas, treinadores, gestores, profissionais das ciências esportivas e apaixonados pelo esporte, da iniciação esportiva ao alto rendimento. O curso está disponível para todas as pessoas aqui.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *