COI cancela acordo dos eSports Games com Arábia Saudita

O acordo tinha duração de 12 anos

Foto: AFP
Foto: AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) cancelou um acordo firmado com a Arábia Saudita para sediar os primeiros Jogos de Esports.

A competição estava prevista para acontecer na capital, Riad, em 2027, como parte de um acordo de 12 anos com o país.

Originalmente, o evento estava programado para começar este ano, mas foi adiado devido a preocupações com o tempo necessário para a organização.

Em comunicado, o COI afirmou que as duas partes “concordaram mutuamente” em encerrar o acordo, mas estão comprometidas em “seguir suas próprias ambições no cenário de esports por caminhos separados”.

A Arábia Saudita se tornou um ator importante no mundo dos jogos competitivos e sediou a Copa do Mundo de Esports nos últimos dois anos.

Após um boom antes e durante a pandemia de Covid-19, muitas das principais competições e equipes de esports têm enfrentado dificuldades para encontrar recursos para realizar eventos presenciais dispendiosos.

A Arábia Saudita tem se mostrado disposta a financiar eventos por meio de seu Fundo de Investimento Público (PIF), alegando que isso faz parte de seus esforços para reduzir a dependência do petróleo como fonte de renda.

O reino também investiu pesadamente em esportes mais tradicionais, e críticos argumentam que essa prática – conhecida como “lavagem de imagem esportiva” – visa desviar a atenção do histórico de direitos humanos do reino e de suas leis anti-LGBT.

Apesar de ter rompido com o COI, o país anunciou recentemente planos para iniciar uma Copa das Nações de Esports a partir de novembro de 2026, permitindo que os competidores disputem partidas sob suas bandeiras nacionais.

O COI afirma que ainda planeja realizar seus próprios Jogos Olímpicos de Esports, que acontecerão paralelamente aos Jogos Olímpicos tradicionais de verão e inverno.

O COI já realizou eventos-teste envolvendo jogos de luta e de corrida, e em 2022 os Jogos da Commonwealth sediaram seu próprio campeonato de esports.

No entanto, os organizadores dos Jogos de 2026 na Austrália abandonaram os planos para uma edição futura.

O interesse da Arábia Saudita na indústria de jogos vai além dos eSports, tendo liderado recentemente uma proposta para comprar a gigante dos jogos Electronic Arts por um valor recorde de US$ 55 bilhões (R$ 270 bilhões).

A empresa publica jogos populares como EA FC, Battlefield e Apex Legends.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *