O acordo tinha duração de 12 anos
O Comitê Olímpico Internacional (COI) cancelou um acordo firmado com a Arábia Saudita para sediar os primeiros Jogos de Esports.
A competição estava prevista para acontecer na capital, Riad, em 2027, como parte de um acordo de 12 anos com o país.
Originalmente, o evento estava programado para começar este ano, mas foi adiado devido a preocupações com o tempo necessário para a organização.
Em comunicado, o COI afirmou que as duas partes “concordaram mutuamente” em encerrar o acordo, mas estão comprometidas em “seguir suas próprias ambições no cenário de esports por caminhos separados”.
A Arábia Saudita se tornou um ator importante no mundo dos jogos competitivos e sediou a Copa do Mundo de Esports nos últimos dois anos.
Após um boom antes e durante a pandemia de Covid-19, muitas das principais competições e equipes de esports têm enfrentado dificuldades para encontrar recursos para realizar eventos presenciais dispendiosos.
A Arábia Saudita tem se mostrado disposta a financiar eventos por meio de seu Fundo de Investimento Público (PIF), alegando que isso faz parte de seus esforços para reduzir a dependência do petróleo como fonte de renda.
O reino também investiu pesadamente em esportes mais tradicionais, e críticos argumentam que essa prática – conhecida como “lavagem de imagem esportiva” – visa desviar a atenção do histórico de direitos humanos do reino e de suas leis anti-LGBT.
Apesar de ter rompido com o COI, o país anunciou recentemente planos para iniciar uma Copa das Nações de Esports a partir de novembro de 2026, permitindo que os competidores disputem partidas sob suas bandeiras nacionais.
O COI afirma que ainda planeja realizar seus próprios Jogos Olímpicos de Esports, que acontecerão paralelamente aos Jogos Olímpicos tradicionais de verão e inverno.
O COI já realizou eventos-teste envolvendo jogos de luta e de corrida, e em 2022 os Jogos da Commonwealth sediaram seu próprio campeonato de esports.
No entanto, os organizadores dos Jogos de 2026 na Austrália abandonaram os planos para uma edição futura.
O interesse da Arábia Saudita na indústria de jogos vai além dos eSports, tendo liderado recentemente uma proposta para comprar a gigante dos jogos Electronic Arts por um valor recorde de US$ 55 bilhões (R$ 270 bilhões).
A empresa publica jogos populares como EA FC, Battlefield e Apex Legends.











