Decisão acontecerá em Junho
O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), reunido em Lausanne, na Suíça, decidiu adiar o anúncio do programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Inverno dos Alpes Franceses 2030.
O Conselho concordou em ajustar o cronograma para a definição das modalidades e dos esportes adicionais que serão incluídos nos Jogos Olímpicos de Inverno dos Alpes Franceses 2030.
A decisão sobre todas as modalidades e quaisquer esportes adicionais será tomada em junho de 2026, juntamente com os eventos e as cotas de atletas.
A prioridade continua sendo a sustentabilidade, o controle de custos e a redução da complexidade.
O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), reunido em Lausanne, na Suíça, concordou hoje em ajustar o cronograma para a tomada de decisões sobre o programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Inverno dos Alpes Franceses 2030.
Após a aprovação das sete modalidades do programa esportivo inicial na 142ª Sessão do COI, em Paris, no ano passado, a decisão sobre o programa de disciplinas para essas modalidades, originalmente agendada para a reunião deste mês, foi transferida para a reunião do Conselho Executivo do COI em junho de 2026, juntamente com a decisão sobre eventos e cotas de atletas.
O Conselho Executivo do COI também ajustou o cronograma para a seleção de quaisquer modalidades adicionais que possam ser propostas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno dos Alpes Franceses 2030 (COOG). As modalidades adicionais propostas serão submetidas à 146ª Sessão do COI ainda em 2026.
A revisão das disciplinas e das modalidades adicionais será baseada em critérios de avaliação definidos, elaborados para garantir uma avaliação abrangente e objetiva.
O cronograma revisado visa proporcionar mais tempo para analisar as implicações das disciplinas propostas. Isso também garantirá o alinhamento com o calendário de discussões do Grupo de Trabalho do Programa Olímpico, como parte do processo “Preparados para o Futuro” do COI.
Uma das principais prioridades do COI continua sendo a realização de Jogos sustentáveis e com boa relação custo-benefício. Para identificar oportunidades de melhoria e reduzir a complexidade dentro do programa esportivo, o COI continua trabalhando em estreita colaboração com as Federações Esportivas Internacionais e o COOG para apoiar a implementação de Jogos de Inverno simplificados e sustentáveis.











