O projeto ainda não tem garantias financeiras, que dependem de aprovação da lei orçamentária
O Comitê Olímpico Internacional (COI) expressou grande confiança nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 nos Alpes Franceses na quarta-feira (3), ao término de uma visita de três dias da comissão de coordenação.
“Nosso nível de satisfação e confiança só aumentou”, declarou Pierre-Olivier Beckers-Vieujant, chefe da comissão de coordenação do COI para os Jogos de 2030, em coletiva de imprensa. “As visitas a locais lendários nas regiões de Savoie e Haute-Savoie evidenciaram uma notável expertise.”
Durante sua primeira visita aos Alpes Franceses, a comissão visitou diversas instalações, incluindo as pistas de bobsleigh, luge e skeleton, que sediaram eventos durante os Jogos de 1992, bem como as instalações de esqui nórdico e biatlo.
“Este momento marca um importante marco que nos permitiu avaliar o quanto avançamos”, afirmou Beckers-Vieujant. “As bases são sólidas, o ritmo é excelente. Posso confirmar que a visita terminou de forma muito positiva, com um alto nível de confiança, satisfação e sólida credibilidade por parte do COI.”
O presidente do comitê organizador, Edgar Grospiron, destacou uma “sessão de trabalho muito produtiva” com o COI.
O chefe da comissão de coordenação dos Jogos de 2030 afirmou não estar preocupado com o projeto de lei orçamentária da França para 2026, que ainda precisa ser aprovado e inclui garantias financeiras para os Jogos.
“Este é um ponto importante, mas não impede o avanço do projeto”, disse ele. “Embora este projeto de lei orçamentária seja importante, não estamos preocupados com ele neste momento.”











