Mundial começa no domingo (19), em Jacarta
O Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou na sexta-feira que lamenta a decisão da Indonésia de proibir atletas israelenses de competir no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, apesar dos intensos esforços do órgão olímpico para encontrar uma solução.
Israel confirmou esta semana que não participará do Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Jacarta após seus atletas terem seus vistos negados, com a Federação Israelense de Ginástica classificando a decisão como chocante e dolorosa.
A Indonésia afirmou na semana passada que negou vistos a ginastas israelenses em meio a protestos contra a ofensiva militar israelense em Gaza, custando aos atletas israelenses uma vaga no campeonato mundial que começa no domingo no maior país de maioria muçulmana do mundo, que não possui laços diplomáticos formais com Israel.
“Desde que o COI tomou conhecimento da situação… ele tem, em todos os níveis, mantido contato com a Federação Internacional de Ginástica (FIG), o membro do COI no país, o Comitê Olímpico Nacional e o governo da Indonésia para ajudar a facilitar uma solução. Infelizmente, nenhuma solução foi encontrada”, afirmou o COI em um comunicado.
“O COI lamenta profundamente a situação, especialmente após o notável passo em direção a um acordo de paz na Cúpula da Paz no Egito, testemunhado pelo Presidente da Indonésia.”
O COI afirmou que cabe aos países anfitriões, aos organizadores de eventos esportivos e às respectivas federações garantir a participação de todos os atletas sem qualquer discriminação ou restrição, conforme a Carta Olímpica.
A Indonésia decidiu não emitir vistos para os atletas israelenses, disse o ministro sênior de assuntos jurídicos, Yusril Ihza Mahendra, citando objeções de grupos como um conselho de clérigos islâmicos e o governo de Jacarta.












Comments