COI vai oferecer bolsas de estudo para atletas palestinos se prepararem para Los Angeles 2028

COI resiste a suspender o Comitê Olímpico de Israel por causa da guerra na Faixa de Gaza

Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que oferecerá diversas bolsas de estudo para ajudar atletas palestinos a treinarem para os Jogos Asiáticos do próximo ano e para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

Após uma reunião com o Comitê Olímpico Nacional Palestino na última quarta-feira, o COI afirmou que fornecerá as bolsas por meio de sua Bolsa de Solidariedade Olímpica para ajudar os atletas da região a se prepararem para os Jogos Asiáticos da Juventude de 2025 no Bahrein, os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar em 2026, os Jogos Asiáticos de Aichi-Nagoya em 2026 e as Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

Espera-se que cerca de 50 atletas palestinos sejam beneficiados, com foco principal na classificação para os Jogos de Los Angeles. Apenas um pequeno número de palestinos costuma competir nas Olimpíadas, com o número total de atletas inferior a 10.

“Como todos os interessados ​​na paz para a região, acompanhamos de perto os atuais desenvolvimentos diplomáticos e esperamos que eles possam em breve abrir caminho para a paz”, disse a presidente do COI, Kirsty Coventry, em um comunicado após uma reunião com o chefe do Comitê Olímpico Palestino, Jibril Rajoub.
Israel afirma que sua guerra em Gaza não é contra a população de Gaza, mas contra o grupo militante Hamas, cujos combatentes lideraram o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que matou 1.200 pessoas e levou à captura de 251 reféns, segundo dados israelenses.

A guerra em Gaza causou a morte de mais de 66.000 pessoas, de acordo com autoridades de saúde locais.

“Nossa mais profunda solidariedade continua a todos os afetados por este conflito e, naturalmente, nos solidarizamos com a comunidade olímpica da região”, disse Coventry.

No ano passado, o COI anunciou seu apoio ao “Plano de Reavivamento do Esporte Palestino” do Comitê Olímpico Palestino e se ofereceu para ajudar a coordenar os esforços internacionais para obter financiamento destinado à reconstrução das instalações esportivas destruídas.

O órgão olímpico também resistiu aos apelos para banir Israel das Olimpíadas, com muitos esportes enfrentando pressão semelhante. Esta semana, a presidente da Federação Norueguesa de Futebol, Lise Klaveness, disse que Israel deveria ser banido de competições internacionais por causa da guerra em Gaza.

O COI disse que nem o Comitê Olímpico Israelense nem o Comitê Olímpico Palestino violaram sua Carta Olímpica de forma alguma que justificasse qualquer consideração de sanção

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *