Corinthians, atual campeão, e São Paulo, estreante, são cabeças de chave; Ferroviária também representa o Brasil e está no grupo do Boca Juniors
As equipes brasileiras já sabem quem serão seus primeiros adversários na Copa Libertadores Feminina 2025. Nesta quinta-feira (04), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, foram sorteados os grupos da primeira fase da principal competição entre clubes do continente. O torneio acontece entre os dias 2 e 18 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.
Atual campeão da Libertadores Feminina, o Corinthians é cabeça de chave no Grupo A, enquanto o Boca Juniors-ARG é cabeça de chave no Grupo B por ser o atual campeão do país sede. No Grupo C, o São Paulo, que disputa a Libertadores pela primeira vez, encabeça a chave e um representante da Colômbia, ainda aguardando definição, será o cabeça de chave do Grupo D.
Surte +: Relembre como foi o título das Brabas do Timão no ano passado!
Devido ao título continental do Corinthians, abriu-se uma terceira vaga para equipes brasileiras, ocupada pela Ferroviária, que estará no grupo B juntamente com o Boca Júniors, terceiro colocado na edição 2024 da Libertadores e atual campeão argentino. O Santa Fé, vice-campeão da edição anterior, ainda não foi confirmado mas deve ser um dos representantes colombianos no torneio.
A Libertadores 2025 contará com 16 participantes divididas em quatro grupos, se enfrentando entre si em suas chaves. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Em caso de empate no confronto eliminatório, a decisão será nos penaltis. A sede do tprneio será Buenos Aires, com a partida de abertura no dia 02 de outubro e as finais programadas para o dia 18 do mesmo mês.
Colômbia e Equador ainda não definiram seus representantes. Veja os grupos:
Grupo A
Corinthians, Representante do Equador, Always Ready-BOL e Representante da Colômbia (2)
Grupo B
Boca Juniors-ARG, Ferroviária, Alianza Lima-PER e Adiffem-VEN
Grupo C
São Paulo, San Lorenzo-ARG, Colo-Colo-CHI e Olimpia-PAR
Grupo D
Representante da Colômbia (1), Libertad-PAR, Nacional-URU, Universidad-CHI,
Das 16 edições realizadas até agora, o Brasil tem 13 títulos: Corinthians tem 5 (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024), São José tem 3 (2011, 2013 e 2014), Santos tem 2 (2009 e 2010), assim como a Ferroviária (2015 e 2020) e o Palmeiras tem um (2022). Colo-Colo, do Chile, em 2012, o Sportivo Limpeño, do Paraguai, em 2016, e o Atlético Huila, da Colômbia, em 2018, completam as equipes campeãs.
