Com emoção, Japão e Suíça vencem no Dia 2 do hóquei no gelo em Milão-Cortina 2026

O segundo dia de disputa feminina teve vitórias apertadas de japonesas e suíças, deixando França e Tchéquia com duas derrotas cada

Foto: Andre Ringuette/IIHF
Foto: Andre Ringuette/IIHF

A cerimônia dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 ainda não aconteceu, no entanto, já estamos no segundo dia de partidas do hóquei no gelo. A sexta-feira (06) contou com mais duas partidas e terminou com vitória do Japão sobre a França por 3 a 2 e da Suíça sobre a Tchéquia, no shoot-out por 4 a 3, após 3 a 3 no tempo regulamentar.

Os torneios de hóquei no gelo feminino, terão 10 seleções divididas em dois grupos nestes Jogos. O grupo A tem as cinco melhores equipes do ranking mundial e todas elas avançam para as quartas de final, com a primeira fase servindo apenas para definir o chaveamento. Já no grupo B, apenas as três primeiras equipes passam para o mata-mata, tendo duas seleções eliminadas na primeira fase.

França x Japão

Pelo Grupo B, França e Japão abriram o dia de hóquei no gelo feminino e fizeram um jogo morno, que terminou em três gols nos cinco minutos finais. Esta foi a primeira partida do Japão na atual edição dos Jogos, enquanto as francesas perderam seus dois jogos e estão na lanterna do grupo.

O primeiro tempo de jogo terminou sem gols, mas com destaque para a participativa torcida japonesa na Rho Arena. A equipe asiática cresceu no segundo período, no entanto, em grande atuação da goleira francesa Alice Philbert, o tempo terminou em 1 a 1, com gols de Ukita para o Japão, aos 18:34, e o empate francês 18 segundos depois com Baudrit.

O jogo se encaminhava para a prorrogação, no entanto, aos 56:30, Ito desempatou o jogo para as japonesas e um minuto depois foi a vez de Maeda marcar o seu e anotar 3 a 1 para o Japão. Faltando 12 segundos, De Serres diminuiu a diferença para as francesas, mas não havia mais tempo e o jogo terminou em 3 a 2 para as japonesas.

Suíça x Tchéquia

O dia do hóquei ainda contou com a vitória da Suíça sobre a Tchéquia, em duelo válido pelo Grupo A. O jogo na Arena Santagiulia marcou a estreia das suíças na competição, enquanto as tchecas disputaram a segunda partida e perderam as duas até aqui.

Na única partida que foi para o tempo extra até agora no torneio, a Suíça se recuperou após dois gols de desvantagem, empatou o tempo regulamentar em 3 a 3 e superou a Tchéquia por 4 a 3, na disputa do shootout. Wey marcou o gol decisivo nas cobranças alternadas.

As tchecas começaram o jogo melhor, saíram na frente logo aos 1:32 com Kaltounkova. Na sequência, as suíças buscaram o empate, e com gol de Zimmerman aos 7:16, deixou tudo igual. Pouco mais de um minuto após sofrer o empate, Mlynkova marcou seu gol e colocou a Tchéquia novamente em vantagem, com o 2 a 1 persistindo até o final do primeiro tempo.

No segundo período, o jogo esfriou e as equipes tiveram poucas oportunidades, mantendo a partida em vantagem das tchecas. Já no terceiro período, Plosova deu à Tchéquia uma vantagem de dois gols aos 46:09, no entanto, logo na sequência, aos 49:33, as suíças contaram com Wey para reduzir a desvantagem para 3 a 2.

Faltando 2:20 Christen empatou a partida em 3 a 3 e levou para o tempo extra. Persistindo o empate e após cobranças alternadas, vitória da Suíça por 4-3, após nove cobranças de cada lado.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *