Nova parceria entre Guto/André perdeu o jogo da fase qualificatória e não avançou para a chave principal, que teve ainda vitória brasileira com Evandro/Arthur Lanci e derrota com George/Saymon no primeiro dia.
Teve início nesta quarta-feira (27), a sétima etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de vôlei de praia 2025. A competição está sendo realizada em Hamburgo, na Alemanha, e reúne os principais atletas da modalidade. A delegação brasileira vai para a chave principal com seis duplas, sendo quatro femininas e duas masculinas, que já entraram em quadra no dia de hoje. Guto/André perderam no qualifying e ficaram fora da disputa.
A etapa de Hamburgo acontece entre os dias 27 e 31 de agosto e contará com a presença das campeãs olímpicas Ana Patrícia/Duda, além de Thâmela/Vic, Carol/Rebecca e Hegê/Vitória na competição entre as mulheres. Evandro/Arthur e George/Saymon serão os representantes do Brasil na disputa entre os homens.
A estreia brasileira nas areias alemãs foi ainda na fase qualificatória. A parceria incomum entre Guto/André acabou superada pelos chilenos Grimalt M./Grimalt E. de virada, parciais de 21-17, 24-26 e 10-15, e ficaram fora da fase de grupos e o país desperdiçando a oportunidade de chegar com sete duplas na chave principal.
Na sequência, foi a vez de George/Saymon entrarem em quadra pelo grupo C, na estreia do país na chave principal, e serem superados pelos argentinos Capogrosso T./Capogrosso N. em sets diretos, parciais de 16-21 e 20-22. Eles ainda terão pela frente duelos contra os suecos Ahman/Hellvig, campeões olímpicos em Paris-2024 e contra os austríacos Dressler/Waller.
Pelo Grupo D, a vitória brasileira do dia veio com Evandro/ArthurLanci, que estrearam contra a parceria do Chile, formada pelos primos Grimalt. Após perder o primeiro set, os brasileiros reagiram e venceram o jogo em parciais de 16-21, 21-17 e 15-13. Eles ainda terão duelo contra os alemães Henning/Wust e os suecos Holting/Andersson.
Na disputa feminina, o delegação brasileira estreia apenas amanhã. No grupo A, Hegê/Vitória estreiam contra a dupla tcheca Svozilova/Stochlova. A parceria do Brasil ainda enfrentará as japonesas Shiba/Reika e as alemãs Muller/Tillmann.
Com duas etapas conquistadas nesta temporada, Thâmela/Vic estarão no Grupo B, ao lado de Ittlinger/Grüne, da Alemanha, Van Driel/Bekhuis, dos Países Baixos e Hollas/Remmelg, da Estônia, que serão as adversárias das brasileiras na primeira partida em Hamburgo.
Carol/Rebecca serão as representantes brasileiras no Grupo D. Elas disputarão um lugar na próxima fase do Elite 16 da Alemanha contra as finlandesas Ahtiainen/Lahti, as neerlandesas Konink/Schoon, além de Bauer/Anderson, dos Estados Unidos, que serão as rivais brasileiras na estreia.
Completando a delegação brasileira, as campeãs olímpicas em Paris-2024, Ana Patrícia/Duda, estarão no Grupo E, juntamente com duas parcerias norte-americanas Hodel/Deberg e Harward/Phillips, além das alemãs Bock/Lippmann. Ana Patrícia/Duda farão a estreia contra Harward/Phillips.
As etapas de Elite 16 reúnem 24 duplas em cada naipe, disputando um lugar no pódio e importantes pontos válidos para o ranking mundial. Na atual temporada, o Brasil soma três títulos: Carol/Rebecca levaram a melhor no México, enquanto Thâmela/Vic ficaram com o troféu tanto em Saquarema, no Rio de Janeiro, quanto em Ostrava, na Repúbica Tcheca.
Programação do Elite 16 em Hamburgo 2025
27 de agosto (quarta-feira): início da chave principal masculina
28 de agosto (quinta-feira): início da chave principal feminina
30 de agosto (sábado): quartas de finais
31 de agosto (domingo): semifinais e finais
