Com quarto final dominante, Brasil supera Canadá pela Americup feminina de basquete

Seleção brasileira vence a segunda seguida na Americup feminina de basquete e segue invicta.

Equipe brasileira se reúne em comemoração
Foto: Reprodução FIBA

Na tarde desta segunda-feira (28), o Brasil voltou às quadras da Americup feminina de basquete, que está sendo disputada em Santiago, no Chile. Após uma boa vitória na estreia sobre a Argentina, a seleção brasileira encarou o Canadá e, com um quarto final dominante principalmente no trabalho defensivo, voltou a vencer na competição, desta vez por 74-65.

Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6. O  Brasil está no Grupo A,  junto a Argentina, Canadá, República Dominicana e El Salvador, enquanto no grupo B temos os Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile.

O Jogo!

A partida iniciou com as brasileiras acertando um arremesso de três pontos com Alana e dominando as ações na parcial. O Brasil chegou a ter dez pontos de frente mas, no minuto final, permitiu a reação do Canadá, que diminuiu a desvantagem para três pontos e fechou o período em 20-17 para as brasileiras.

No segundo quarto, domínio canadense e virada no placar. Com uma marcação mais consistente, o Canadá não permitiu que o Brasil pontuasse no primeiro minuto e passou a frente em 21-20. As norte-americanas conseguiram chegar na metade da parcial com cinco pontos de frente, e mesmo com a reação brasileira no minuto final, foram para o intervalo vencendo em 38-34.

O terceiro quarto foi o mais equilibrado, com nenhuma das equipes conseguindo abrir vantagem. As duas seleções trocaram pontos, com as ações ofensivas levando vantagem sobre as defesas, ainda assim, as brasileiras conseguiram tirar mais três pontos da desvantagem e foram para o quarto final perdendo por apenas um ponto, 60-59 para o Canadá.

No último quarto, enfim o jogo brasileiro encaixou e a superioridade da nossa seleção ficou evidente. Com um trabalho defensivo incrível, sofrendo apenas 5 pontos em todo o período final, o Brasil conseguiu administrar a vantagem construída no início da parcial e fechou o jogo em 74-65, confirmando a segunda vitória conquistada em dois jogos disputados.

Os destaques brasileiros ficaram para a dupla Damiris e Kamilla, que juntas anotaram 39 pontos, além de duplo-duplo. Damiris foi a cestinha da partida com 20 pontos marcados e 14 rebotes vencidos, enquanto Kamilla fez 19 pontos e pegou 11 rebotes.

Cabe lembrar que a FIBA destinará apenas ao campeão da Americup a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026. O torneio também classifica do segundo ao sexto para o Pré-Mundial, em fevereiro de 2026, última chance de conquistar um lugar na principal competição feminina, que terá 16 Seleções e será realizado na Alemanha em julho de 2026.

Na sequência da competição, o Brasil enfrenta ainda a República Dominicana amanhã (01) e El Salvador na quarta-feira (02).

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *