Com segunda metade ruim, Brasil é superado pela Argentina no Sul-Americano Sub-17 feminino de basquete

Após vitória contra a Bolívia na primeira rodada, Brasil é superado pela Argentina e agora terá que buscar a classificação contra o Uruguai nesta quarta-feira

Jogadora argentina conduz a bola sob marcação de brasileira
Foto: FIBA.basketball

Brasil e Argentina se enfrentaram nesta terça-feira (21) pela segunda rodada do Sul-Americano Feminino Sub-17 de basquete. Em duelo pela primeira fase do torneio disputado em Assunção, no Paraguai, tivemos vitória das hermanas por 67 a 57 em um jogo equilibrado, que teve superioridade das argentinas a partir da metade do confronto. 

A competição reune nove seleções nacionais e será uma etapa fundamental no calendário das categorias de base do continente, além de servir como classificatória para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026. As três melhores equipes do torneio garantem vaga na competição continental.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Equador, Argentina, Bolívia e Uruguai. Já o Grupo B é formado por Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

O Jogo!

A partida foi equilibrada na maior parte do tempo. A Argentina venceu o primeiro quarto em 24-21 mas o Brasil reagiu e abriu vantagem na segunda parcial, chegando ao intervalo com 39-32 a seu favor. No entanto, a partir do terceiro quarto, o jogo das argentinas encaixou e elas passaram a controlar a partida, tirando os sete pontos de desvantagem e fechando o terceiro quarto em igualdade, 47 a 47.

No quarto final, o jogo alternou a liderança do placar entre as seleções. Foi assim até os últimos 2 minutos, quando a Argentina conseguiu quatro bolas de três pontos e encaminhou a vitória na partida, que terminou mesmo com vitória das hermanas por 67-57 e o Brasil anotando apenas 18 pontos em todo segundo tempo de jogo.

Os destaques da equipe brasileira ficaram para o duplo-duplo de Lauryn Turibio, que marcou 12 pontos e pegou 14 rebotes, além de Alanna Fabrini, que anotou 10 pontos. A argentina Santina Cherot foi a cestinha da partida com 17 pontos e atingiu o duplo-duplo com incríveis 16 rebotes.

Na fase inicial, cada seleção enfrentará todas as demais do seu grupo. As duas melhores avançam para as semifinais, enquanto as demais seguem na disputa de posições, assegurando que todas as equipes permaneçam em atividade até o último dia de competição.

Além de buscar a vaga no próximo AmeriCup Sub-18, o torneio também representa a oportunidade de consolidar o desenvolvimento das categorias de base e oferecer às jovens jogadoras experiência em um ambiente internacional de alto nível.

Na próxima rodada, fechando a primeira fase, o Brasil pega o Uruguai, nesta quarta, 22, às 15h. O YouTube da FIBA transmite ao vivo. 

Jogos do Brasil na Primeira Fase

Brasil 69 x 56 Bolívia 
Brasil 57 x 67 Argentina
Brasil x Uruguai – 22 de outubro (quarta-feira)
Brasil x Equador – 24 de outubro (quinta-feira) 

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *