Brasil já garante dois ouros e outras cinco medalhas no Internacional do Peru de badminton, sem representante apenas na final do simples masculino.
Neste sábado (20), a delegação brasileira seguiu brilhando no torneio Internacional de Lima, no Peru, competição de badminton que reúne alguns dos principais nomes do nosso país enfrentando badistes de todo o mundo. O Brasil vem sendo dominante na disputa e garantiu vaga em quatro das cinco finais a serem jogadas, assim, já tem assegurada sete medalhas na competição.
Com presença em sete disputas de semifinais, a delegação brasileira já havia garantido sete medalhas na competição, uma vez que não há disputa de terceiro lugar e todos os semifinalistas asseguram pelo menos o bronze. As disputas pelo ouro acontecem na manhã deste domingo (21) e teremos brasileiro em quatro delas, sendo que em duas teremos duelo entre badistes do nosso país.
Na disputa de simples feminino, a principal favorita ao título, Juliana Viana Vieira, venceu italiana Yasmine Hamza por 2-0, parciais de 15-11 e 15-12 e agora enfrentará na final a canadense Ines Castillo, cabeça de chave nº 2 do torneio. Juliana já assegurou no mínimo a prata.
O badminton brasileiro dominou a disputa entre duplas masculinas em Lima e assegurou uma final 100% verde e amarela. Fabricio Farias/Davi Silva enfrentarão Izak Batalha/Matheus Voigt por um lugar no topo do pódio da competição, assim, o Brasil já tem ouro e prata asseguradas nas parcerias masculinas.
Para carimbar a vaga na final, Fabricio Farias/Davi Silva venceram na semifinal os dinamarqueses Emil/Mikkel Langemark por 2-0, em duplos 15-11, enquanto Izak Batalha/Matheus Voigt superaram os norte-americanos Enrico Keoni Asuncion/Samuel Cassar, também em sets diretos, parciais de 15-7 e 15-10.
Presença brasileira também na final de duplas femininas. Jaqueline Lima/Samia Lima confirmaram o favoritismo ao vencer com autoridade as colombianas Juliana Giraldo/Karen Patiño por 2-0, parciais de 15-5 e 15-8. Na decisão elas enfrentarão as peruanas Fernanda Munar e Rafaela Munar valendo a medalha de ouro do torneio.
Além da medalha assegurada por Jaqueline Lima/Samia Lima, a delegação brasileira já conquistou uma medalha de bronze na disputa das duplas femininas, com Jeisiane Alves/Ana Júlia Ywata que fizeram grande campanha e chegaram até as semifinais, perdendo para as peruanas Fernanda Munar e Rafaela Munar, em jogo decidido no tie-break, parciais de 11-15, 16-14 e 10-15
Na disputa de duplas mistas, mais uma final 100% brasileira. Fabricio Farias/Jaqueline Lima e Davi Silva/Sania Lima decidirão quem ficará com o ouro e com a prata da categoria, que garantiu mais duas medalhas para o Brasil.
Na semifinal, Fabricio Farias/Jaqueline Lima venceram Sharum Durand/Namie Miyahira em sets diretos, parciais de 15-8 e 15-9 e avançaram para a final, enquanto Davi Silva/Sania Lima superaram os argentinos Nicolas Oliva/Ailen Oliva em 2-0, parciais de 15-4 e 15-5.
No simples masculino, única categoria que o Brasil não conquistou medalha, Donnians Oliveira foi nosso representante que caiu mais tarde na disputa, sendo eliminado nas quartas de final, onde encarou o guatemalteco Kevin Cordón, principal favorito do torneio e que disputará o ouro contra o francês Arthur Wakhevitsch.
