Seleção vai enfrentar a China, anfitriã dos playoffs, nas quartas de final
A seleção brasileira de vôlei masculino encerrou a fase classificatória da Liga das Nações, na madrugada deste domingo (20), com vitória. A Alemanha chegou a vencer o primeiro set, mas o Brasil virou e fechou a partida em 3 sets a 1 (21-25, 25-23, 25-20 e 25-21).
Assim, o Brasil encerra a semana de jogos em Chiba, no Japão, com quatro vitórias em quatro jogos. Estes resultados confirmam a liderança brasileira na primeira fase da Liga das Nações, com 11 vitórias e 32 pontos.
Bernardinho escolheu apenas três titulares para começar o jogo: Maique, Alan e Lukas Bergmann. O ponteiro Arthur Bento, que entrou no meio da partida contra a Turquia e deu novos ares ao ataque, também começou em quadra. Ele foi maior pontuador da partida com 20 pontos.
Nas estatísticas, Arthur Bento não errou nenhum dos 29 ataque e terminou com aproveitamento de 59%. No passe, a positividade foi de 52% e ainda colaborou com dois bloqueios. O fundamento também foi essencial para a construção da vitória (oito pontos para o Brasil).
“A gente sentiu que isso aqui era uma final, principalmente para quem não tinha muita oportunidade. A gente teve oportunidade de mostrar nosso trabalho. No primeiro set, tomamos alguns passivos no passe e erramos muito no ataque. Mas conseguimos segurar mais o passe e sair com a vitória”, disse Arthur Bento após o jogo.
O saque do oposto Darlan, que entrava nas inversões e jogou o quarto set, foi essencial para a vitória. Foram oito pontos no fundamento (contra apenas um da Alemanha) – três deles do oposto.
China será a adversária das quartas de final
A fase final da Liga das Nações acontecerá na China, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. Por sediar os playoffs, a seleção chinesa tem vaga garantida – mesmo terminando na penúltima posição da fase classificatória.
Diferente do Brasil, que perdeu apenas uma vez, a China soma nove derrotas e apenas duas vitórias (contra Sérvia e Países Baixos, que estão na parte de baixo da tabela). A partida acontece no dia 30 de julho, às 8 da manhã.
Os chineses não jogaram contra o Brasil na primeira fase, mas a tendência é que Bernardinho volte com a seleção principal – incluindo nomes que não atuaram contra a Alemanha, como os centrais Flávio e Judson.
