Conheça Nauana Silva, judoca que faturou medalha inédita em Lima

Aos 22 anos, atleta conquista prata no Grand Prix de Lima, avança no ranking mundial e mira primeira medalha em Grand Slam

Foto: Luka Stanzl/Getty Images
Foto: Luka Stanzl/Getty Images

Nauana Silva vem escrevendo uma trajetória vitoriosa no judô brasileiro. Com apenas 22 anos, a judoca da categoria -63kg tem se destacado na seleção brasileira com resultados expressivos e constante evolução no esporte. Em sua conquista mais recente, no dia 11 de outubro, a atleta superou três adversárias nas preliminares para alcançar sua primeira disputa de ouro no Circuito Mundial IJF. 

Na final, no entanto, Nauana foi superada pela canadense Jessica Klimkait, medalhista olímpica e campeã mundial do -57kg, que subiu de peso para este novo ciclo olímpico. Com o resultado, a brasileira ficou com a prata, seu melhor desempenho em Grand Prix. 

“Acredito que foi uma boa participação para retorno das competições pós-Mundial. O resultado foi consequência de todo treino que eu venho fazendo para o meu judô, mas percebi também que tenho muitos detalhes estratégicos, como as pegadas, para melhorar”, disse.

O desempenho atual da atleta consolida uma sequência de grande evolução no esporte. Nauana já coleciona títulos importantes em sua trajetória: campeã Pan-Americana Sênior 2025, prata no Pan-Americano 2024, bronze no Grand Prix de Zagreb 2024, ouro no Pan-Americano Júnior 2023 e bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021.  Ao refletir sobre a caminhada, a judoca destaca outra importante conquista: a maturidade.

“Eu amadureci muito, tanto dentro quanto fora do tatame. Tive uma virada de chave e vou buscar ter os melhores resultados possíveis nas competições internacionais”, afirma. 

Nascida em Votuporanga (SP), Nauana seguiu os passos da irmã mais velha, Thauana, para começar no judô. “Ela viajava para competir e eu queria viajar também”, relembra. Entre suas referências estão atletas vitoriosas como Beatriz Souza, Serena Williams e Rafaela Silva. 

Determinada, a jovem conta que a parte mais difícil da carreira é ficar longe da família, um desafio que enfrenta desde cedo por ter saído de casa com apenas 14 anos.  Por isso, fora dos tatames, a judoca gosta de passar o tempo cozinhando e ao lado da família.  

Com o resultado do Grand Prix de Lima, o ranking atualizado deve colocar Nauana entre as dez melhores do mundo em sua categoria. Mas ela está focada em ir além: seus maiores sonhos são conquistar um Campeonato Mundial e o ouro olímpico. 

“Fico feliz por estar entre as melhores, mas meu objetivo é ser a número 1 do ranking. Até lá tenho muito trabalho a fazer. Nas próximas etapas quero buscar o melhor resultado, que é ganhar medalha. Quero muito ganhar minha primeira medalha de Grand Slam”, afirma a judoca.

O próximo desafio de Nauana Silva será o Grand Prix de Guadalajara, no dia 17 de outubro.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *