Criação da série mista teve aulas de sertanejo para atletas incorporarem essência do exercício
A criação de uma série de conjunto não é fácil, envolve não só o natural desafio de alinhar a coreografia com a música e o código de ponttuação mas também com a mensagem que a série quer passar e o Brasil tem uma pessoa especialmente para isso.
Ela é Bruna Martins, mais conhecida como Bruninha, que é a professora de balé e responsável pela parte artística do conjunto, sendo muito importante seu trabalho junto da treinadora Camila Ferezin.
A parte artística é uma dos diferenciais do conjunto brasileiro, tanto que a sua valorização foi um dos pontos que ajudaram o Brasil a disparar na briga por medalhas. O trabalho feito pras séries não é simplesmente ter a parte de balé, vai além disso. Bruna revelou que as meninas fizeram aula de sertanejo para a série mista que é feita com a música “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó.
“É, pra mim, uma oportunidade maravilhosa de manifestar ainda mais esse anseio, essa brasilidade que a gente traz através de uma música sertaneja. Isso é muito latente em todas as ginastas, então a gente fez essa construção coreográfica, usando muito a parte da questão das músicas brasileiras, as danças brasileiras, a dança sertaneja. Elas fizeram aula de sertanejo pra poder extrair essa essência, pra colocar ali na hora com uma pitada, um artístico da ginástica rítmica, pra que isso fique lindo e muito plástico”, comentou.
Para este ano, houve também a alteração da série simples de 5 arcos para 5 fitas. Em Paris 2024, o Brasil usava “I Wanna Dance With Somedody” nos 5 arcos e uma com o tema “Brasilidade” na série mista, que tinha 3 fitas + 2 bolas. Para esse ano, ela decidiram que a mista iria ser a série das 5 fitas e Bruninha falou que não foi fácil devido algumas dificuldades que o aparelho impõe, mas que as meninas tem se saído bem.
“A gente optou por não trocar e continuar com essa música, porque ela é muito boa e que fez muito sucesso lá fora também, ia combinar perfeitamente com o Mundial em casa. Parece ser tranquilo, mas, não é. Cinco fitas é sempre complicado, e cinco fitas dentro do espaço (da quadra) é mais complicado ainda. Mas acho que Camila, nesse sentido, tem uma condução majestosa, facilitando para as atletas esse domínio e essa contextualização coreográfica, pra que elas dominem mesmo o que estão fazendo e façam esse show aí que a gente está vendo que elas têm executado nos treinamentos e espero que na hora seja também”.
O conjunto está no grupo A da prova geral, que começa às 14h00, com transmissão do Sportv 2 e Cazé TV.
