Enquanto as brabas do timão querem o sexto nacional seguido, as cabulosas querem ser a segunda equipe fora de São Paulo a ter um campeonato brasileiro
Neste domingo (7) começa a decisão do Brasileirão feminino A1 entre Cruzeiro e Corinthians no estádio Independência, às 10:30. E as duas equipes vão em busca de fazer história no campeonato nacional. Enquanto as brabas do timão buscam o seu sexto título seguido, as cabulosas querem se tornar a segunda equipe fora de São Paulo a levar um título nacional.
Retrospecto
Apesar do Cruzeiro ter conseguido a melhor campanha da primeira fase do brasileirão feminino, o Corinthians tem sido uma pedra na chuteiras das cabulosas, com uma derrota e uma eliminação na temporada: 4 a 2 na última rodada do nacional e um empate por 1 a 1 na terceira fase da Copa do Brasil, que levou uma disputa de Pênaltis com vitória das brabas por 4 a 2.
No retrospecto geral, a vantagem é ampla do Corinthians: 11 jogos, com nove vitórias das paulistas, uma das mineiras e um empate
Pela manutenção da hegemonia
O Corinthians quer manter a sua hegemonia no futebol nacional, disputando a sua nona final de brasileirão, e buscando o seu sétimo título – o sexto seguido desde 2020. o Corinthians foi o vice-líder da primeira fase, com 34 pontos e na sequência do mata-mata deixou para trás Bahia e São Paulo. O time paulista tem o ataque mais positivo da A1, com 54 gols, numa campanha em que suas artilheiras se dividem na soma de gols – Jhonson, Vic Albuquerque e Gabi Zanotti marcaram, cada, sete vezes.
Em busca do título inédito
Já o Cruzeiro quer fazer história e se tornar a segunda equipe de fora do estado de São Paulo a ser campeã nacional. Só Flamengo em 2016 conseguiu esse feito – Além dos seis títulos do Corinthians, a Ferroviária com dois, Rio Preto, Centro Olímpico e Santos com um título cada foram as outras equipes paulistas campeãs nacionais.
Na primeira fase, em turno único disputado por 16 equipes, o Cruzeiro ficou em primeiro lugar, com 36 pontos e tem como artilheiras Letícia Monteiro e Jaque Ribeiro, com seis gols cada.
Onde assistir?
O jogo será às 10:30 da manhã neste domingo (7) no estádio Independência, em Belo Horizonte – O Corinthians tem a vantagem de jogar o segundo jogo em casa por ter conseguido a melhor campanha geral, ou seja, é a equipe com mais pontos com a primeira fase e o mata-mata somados. A previsão é de casa cheia, com mais de 17 mil ingressos vendidos até o momento esta postagem.
Globo,Sportv e TV Brasil transmitem a partida.
Prováveis escalações*
Cruzeiro: Camila; Isabela, Isa Haas, Vitória Calhau; Bedoya, Gisseli, Gaby Soares; Byanca Brasil, Marília, Vanessinha e Leticia Monteiro. Técnico: Jonas Urias.
Corinthians: Nicole; Gi Fernandes, Mariza; Thais Ferreira, Tamires, Dayana Rodríguez, Duda Sampaio, Vic Albuquerque; Andressa Alves, Jaqueline e Johnson. Técnico: Lucas Piccinato
*Com informações da Itatiaia Esportes
