Terceira parada do circuito brasileiro de skate acontece de 25 a 27 deste mês no CNSK8, no Complexo Esportivo Tarumã
Depois de passar pelas cidades catarinenses de Criciúma e Florianópolis, a temporada 2025 do STU National, o circuito brasileiro de skate, chega a Curitiba (PR), que receberá uma etapa de STU pela primeira vez em toda história. As pistas de Street e Park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Complexo Esportivo Tarumã, terão a nata do esporte entre os dias 25 e 27 deste mês, com anfitriões de peso como Luigi Cini, Augusto Akio, Gui Khury e Ítalo Romano entre os 80 skatistas e paraskatistas.
“Temos um carinho muito grande pelo skate em Curitiba. Desde o ano de 2013, requalificamos nada menos do que 15 pistas espalhadas pela cidade, com diferentes formatos. Por isso, sediar esse evento é, para nós, um grande prazer e um orgulho enorme. Vamos receber uma etapa do STU de braços abertos”, diz o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
A história do skate no Paraná nasce na década de 70, quando os primeiros skatistas começaram a se reunir em locais públicos para praticar o esporte. Na época, enfrentavam desafios como a falta de pistas específicas e a resistência de algumas autoridades. A partir dali nomes muito fortes na cena nunca pararam de surgir, como Marco Maguila, Fernando Johnson, Maria Elaigne Márcio Coraiolla, Franco Bertagnoli, Humberto Pepeu, Ferrugem, Carlos Piolho, Larissa Carolo, Carlos Andrade, Miguel Zaffari, Marcelo Kosake e tantos outros.
“Faremos mais um grande evento numa pista onde treinam atletas que já nos trouxeram medalhas olímpicas e mundiais”, afirmou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. Segundo ele, receber um evento do patamar do STU vai de encontro com o investimento do governo na modalidade. “É motivo de orgulho termos atletas e eventos de alto nível aqui no Tarumã. Isso mostra que o investimento público no esporte de base e de alto rendimento dá resultado”, acrescentou.
As pistas de Street e Park do CNSK8, inauguradas em 2023, foram projetadas em parceria das empresas Rio Ramp Design e Spot Skateparks. A de Street está sendo até remodelada, ganhando novo formato e obstáculos já para esta inédita etapa do STU National. Como espaço público, atende diariamente uma média de 35 alunos amantes de skate, além de 17 crianças com autismo, preocupação e compromisso das entidades locais com a igualdade, o desenvolvimento e a inserção social.
“Os equipamentos foram projetados para atender a demanda por pistas com características olímpicas, tanto para o treino dos skatistas profissionais quanto para competições de alto rendimento, como a que teremos neste mês pelo STU National. E também está aí para usufruto de toda comunidade do skate. A pista de Park tem uma área construída de 771m² e a da modalidade Street ocupa 1.050m²”, informa Sylvio Az, arquiteto da Rio Ramp Design.
