Da tragédia ao Título! Coritiba Crocodiles celebra tetra campeonato nacional no futebol americano

Equipe paranaense superou o Recife Mariners e ficou com o título de campeão brasileiro 2025, pouco mais de um ano após acidente em que morreram três atletas

Crocodiles é tetracampeão brasileiro — Foto: Nadja Mauad/ge
Crocodiles é tetracampeão brasileiro — Foto: Nadja Mauad/ge

Neste final de semana o Brasil conheceu seu novo campeão de futebol americano na decisão do Brasil Bowl 2025. O Coritiba Crocodiles superou o Recife Mariners por 28 a 22 e se tornou tetracampeão brasileiro de futebol americano, em edição especial em que Liga e CBFA se uniram e formaram a Superliga nacional. O Crocodiles é campeão pouco mais de um ano após o acidente que vitimou três atletas a equipe.

O futebol americano vive um novo momento no Brasil após ter uma de suas modalidades adicionadas ao programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. O flag football é, resumidamente, uma versão sem contato do futebol americano em que não é preciso derrubar os jogadores para interromper o avanço adversário, basta que os defensores puxem uma flag (tira) presa na cintura do jogador que está segurando a bola. As regras de avanço e pontuação também são similares.

Na partida de sábado (06), o estádio Couto Pereira, em Curitiba, acompanhou um jogo dominante dos anfitriões, o Crocodiles desde o início. O Crocodiles abriu 14 a 0 logo de cara e foi para o intervalo com vantagem de 21 a 7. O Recife Mariners ameaçou uma reação, fechou o terceiro quarto em desvantagem de seis pontos, 28 a 22, mantendo o confronto totalmente aberto.

O quarto final foi repleto de tensão e ambas equipes não conseguiram pontuar. O Mariners teve uma descida decisiva, podendo virar a partida, no entanto, a defesa do Crocodiles conseguiu conter o avanço adversário e garantiu a vantagem no placar e assegurou o título diante de sua torcida.

Este foi o tetra campeonato do Coritiba Crocodiles. A equipe também foi campeã em 2013, 2014 e em 2022.

O jogo começou repleto de homenagens antes mesmo da bola subir. Quando as equipes entraram no gramado, o head coach Jhonny Mitchell ergueu uma placa com os rostos de Daniel Santos, Lucas Padilha e Lucas Barros, os três atletas que morreram no acidente com o ônibus da equipe, em setembro de 2024.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *