Delegação brasileira vence confronto difícil contra o Peru e avança para a semifinal do Pan Júnior por equipes.
Nesta sexta-feira (11), a delegação brasileira voltou às quadras de badminton para disputar as quartas de finais do Campeonato Pan-Americano Júnior por Equipes. A competição, que está sendo disputada na Guatemala, teve o Brasil se recuperando após perder o primeiro set e derrotando o Peru por 3-2 e garantindo assim um lugar nas semifinais, que serão disputadas ainda hoje contra o forte Canadá.
Na abertura da competição, o Brasil venceu os dois enfrentamentos disputados na quinta-feira (10). A seleção brasileira bateu Jamaica e Barbados pelo placar de 5 a 0, com atuações consistentes nas cinco categorias (simples masculino, simples feminino, duplas masculina e feminina, e dupla mista), confirmando assim a primeira colocação do Grupo D.
Hoje, nas quartas de final do Pan Júnior, a delegação brasileira teve então o duelo contra a equipe peruana e iniciou com derrota nas duplas mistas. Joaquim Mendonça e Letícia Andres fizeram um bom segundo set, no entanto, foram superados em 2-0 por Guilhermo Buendia e Naomi Vasquez, parciais de 13-21 e 19-21, anotando 1 a 0 para o Peru.
A segunda partida foi disputada no individual feminino. A representante brasileira foi Juliana Murosaki que encarou a peruana Taisia Kasianova em uma longa partida. Com duração de 01h07min o jogo foi decidido somente no terceiro set, e em favor da brasileira com parciais de 21-18, 10-21 e 21-12, igualando o confronto entre Brasil e Peru em 1 a 1.
No simples masculino, o terceiro confronto entre Brasil e Peru, foi a vez de Joaquim Mendonça, o Joca, defender a nossa seleção contra o peruano Guilhermo Buendia. Após perer o primeiro game, o brasileiro se mostrou fisicamente melhor e buscou a virada no terceiro set, parciais de 17-21, 21-17 e 21-6, assim o Brasil fez 2-1 e ficou a uma vitória de uma vaga nas semifinais.
A quarta partida foi entre as duplas femininas e Letícia Andres/Eduarda Prates foram as badistes brasileiras. Elas enfrentaram Rafaella Quintanilla/Naomi Vasquez que foram superiores desde o início da disputa e fecharam o jogo sem problemas em sets diretos, parciais de 12-21 e 14-21, igualando o confronto em 2 a 2.
O quinto e decisivo duelo foi nas duplas masculinas, com Marcos Lima e Fhelipe Santos representando o Brasil. Os adversários foram Alejandro Toribio/Maurice Revilla que não tiveram chance contra o bom jogo dos brasileiros, que venceram os dois games disputados, parciais de 21-12 e 21-13, fechando o jogo em 3-2 para a equipe do Brasil.
Com a vitória, a equipe brasileira se coloca na disputa por medalhas e agora vai encarar o Canadá, uma das favoritas na competição por equipes, em partida válida pelas semifinais do Campeonato Pan-americano Júnior. O jogo que vale uma vaga na decisão será disputado ainda nesta sexta-feira, com as finais e disputa por terceiro lugar acontecendo no sábado (12).
