De virada, Paulistano vence SESI-SP e conquista bicampeonato brasileiro de vôlei sentado

A final reuniu as duas equipes que decidiram as últimas edições da principal competição nacional da modalidade e agora, com o título do Paulistano, cada uma tem duas conquistas

Atletas do Paulistano-SP comemoram bicampeonato Brasileiro de vôlei sentado | Foto: Alessandra Cabral/CPB
Atletas do Paulistano-SP comemoram bicampeonato Brasileiro de vôlei sentado | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Clube Atlético Paulistano conquistou, nesta quinta-feira, 18, o bicampeonato do Campeonato Brasileiro masculino de vôlei sentado – Série Ouro (2023 e 2025), ao vencer o SESI-SP por 3 sets a 1 (parciais 20/25, 25/22, 25/14 e 26/24), no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo. O título veio dois anos após a primeira conquista da equipe na competição e foi obtido diante do hexacampeão nacional, em partida com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

A final reuniu as duas equipes que decidiram as últimas três edições da principal competição nacional da modalidade. Em 2024, o SESI-SP havia levado a melhor em uma final equilibrada, conquistando seu sexto título (2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2024) ao vencer o Paulistano por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 21/25, 25/18, 16/25 e 19/17.

“Foi uma partida muito eletrizante, como a gente já esperava. Viemos de uma derrota recente para o SESI, dentro de casa, que doeu bastante, e isso serviu de motivação. Eu falei para o grupo que não adiantava pensar na final sem passar por cada etapa do campeonato. Quando perdemos o primeiro set e vi alguns atletas cabisbaixos, chamei para conversar. Disse que não podíamos baixar a cabeça, porque era exatamente isso que o adversário queria. A postura mudou, vencemos os sets seguintes e conseguimos chegar ao bicampeonato. É uma emoção enorme fechar o ano assim, porque esse grupo e o Paulistano merecem muito esse título,” comemorou, emocionado, Gilberto ‘Giba’, capitão do Paulistano.

O SESI-SP iniciou a decisão vencendo o primeiro set, aproveitando-se de uma partida equilibrada e de erros pontuais do adversário. No segundo set, novamente marcado pelo equilíbrio, o Paulistano reagiu, ajustou sua estratégia e empatou o confronto.

A partir do terceiro set, a equipe passou a impor seu ritmo de jogo e dominou as ações em quadra, vencendo com vantagem por 25 a 14, nas parciais. Mantendo o bom desempenho, o Paulistano confirmou a virada ao fechar a partida em 3 sets a 1, garantindo o título brasileiro de 2025.

“Enfrentar o SESI é sempre muito difícil. É uma equipe com muito volume de jogo, muito rápida e com grande entrosamento. Sabíamos disso e treinamos para acelerar um pouco mais o nosso jogo e manter a bola viva o maior tempo possível, porque eles não cedem pontos com facilidade”, explicou o técnico Fernando Guimarães. “Tivemos sets muito apertados, foi realmente um sufoco em alguns momentos, mas conseguimos sustentar as trocas, manter a concentração e fazer o que foi treinado. Hoje, conseguimos executar o plano e sair com o título,” acrescentou Fernando.

SESI-SP e Paulistano chegaram à decisão de forma invicta. O Campeonato Brasileiro masculino de vôlei sentado – Série Ouro teve início no domingo, 14, e contou com a participação de 12 equipes de seis estados e do Distrito Federal, encerrando o calendário nacional da modalidade no Centro de Treinamento Paralímpico.

*com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *