Helena Laurino e Pedro Carvalho foram os campeões da temporada
Foram definidas neste domingo (30) os campeões desta temporada do STU National, em Porto Seguro.
O Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, em Porto Seguro, celebrou neste domingo (30/11) o presente e o futuro da modalidade Park. Se a atleta olímpica Raicca Ventura, já consolidada no cenário internacional, conquistou a última etapa do STU National 2025, o título da temporada ficou com a pequena notável Helena Laurino. Aliás, ela é a mais jovem skatista a se tornar campeã brasileira de Skate Park, com apenas 13 anos de idade.
Paulistana, com apenas 1,46m de altura, Heleninha chegou à cidade baiana na liderança do ranking, com dois títulos nas três etapas realizadas até então, em Florianópolis e Curitiba – ficou em terceiro em Criciúma. Apesar de ter ficado em quinto lugar em Porto Seguro, levou o circuito com 134 mil pontos, seguida de perto por outra skatista olímpica, Isadora Pacheco, que, com o vice neste domingo, terminou o ano com 130 mil pontos.
“Estou muito feliz. Foi um ano competitivo, em que fui bem em todas as etapas. Infelizmente, só não consegui fazer pódio aqui. Até tinha skate pra isso, mas acabei campeã da temporada, que era um sonho desde pequenininha, quando comecei a andar aos 6 anos. Espero evoluir ainda mais no próximo ano. Hoje, coloquei o ‘540º’ na minha linha, além do ‘Flip Indy’, que não tinha acertado nos treinos”, disse Heleninha, que tem outro sonho, o de disputar uma Olimpíada.
Já Raicca foi a convidada de luxo que levou o título da etapa. Por praticamente não ter rodado o circuito no ano passado, por focar na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, acabou ficando sem ranking para esta temporada e recebeu o wildcard da organização. Aceitou, chegou com tudo e se sagrou campeã com a nota 87,96. Isadora Pacheco (81,67) e Sofia Godoy (81,00) completaram o pódio. Campeã mundial no Park em Roma (ITA) em 2024, ela vibrou:
“Não consegui aceitar outros convites por conta de agenda, mas desta vez vim participar e deu tudo certo. O STU sempre foi e sempre será muito importante na minha vida, é o evento mais top que temos aqui no Brasil. É minha primeira vez em Porto Seguro e estou muito feliz por ter conhecido um lugar maravilhoso e ter levado um pouco de alegria ao pessoal que veio hoje. Vamos sempre por mais”, vibrou Raicca, que diz estar bem focada para um novo ciclo olímpico.
O combo de Pedro Carvalho, campeão da etapa e da temporada
É como aquele gol que sai no último minuto dos acréscimos de uma partida de futebol. Quando tudo parecia definido, o skatista Pedro Carvalho entrou na pista para sua volta derradeira, inclusive a última do campeonato e de toda temporada. Só ele poderia mudar o cenário desenhado até ali. Num desempenho daqueles poucas vezes visto, uma nota muito alta e o título da etapa de Porto Seguro, que ainda o consagrou campeão da temporada do STU National na modalidade Park.
O catarinense de Florianópolis ocupava apenas o quinto lugar na final, com a nota 89,09. Por ser o último a entrar na pista na final, era o único capaz de ainda desbancar o então líder, o jovem xará carioca Pedro Vita, único no “9 Gang” até ali, com um 92,64. Numa apresentação que levantou todo o público na arquibancada, e que fez Pedro Carvalho quebrar seu skate ao extravasar, a certeza de que viria uma nota muito alta. E ela veio, para delírio ainda maior dos presentes.
A nota do título nem precisou ser anunciada para que todos os demais skatistas rodeassem Pedro Carvalho e lhe dessem um banho de água, energético e cerveja. Parecia que todos já sabiam que estavam diante do campeão. Quando o 93,00 apareceu no telão, a festa foi ainda maior. Ele estava em êxtase, e até ali nem sabia que a pontuação também lhe dava o título da temporada. Ele chegou a Porto Seguro como terceiro do ranking e, desde sábado, ainda encarava uma virose.
“É um dia muito especial pra mim. E não foi fácil. Acordei mal, com uma virose, e poder chegar na final, na última volta, não só foi uma vitória como atleta como pessoal também. Superei meus limites, acertei o que queria fazer e consegui o que tanto sonhava esse ano, que era ser campeão do circuito. E ainda com o título da última etapa. Tenho que agradecer ao STU, por esse evento incrível e por fazer um circuito dos sonhos, e à galera aqui da Bahia, que mandou uma vibe sensacional”, desabafou.
Pedro Vita, segundo, e Miguel Leal, terceiro, completam o pódio
Mas como manter a concentração num momento em que a pressão é a maior possível, sem poder errar numa última tentativa para conquistar um objetivo? Só mesmo atletas de alto rendimento sabem o que é conviver com isso no esporte. Exemplos não faltam. E Pedro Carvalho deu mais uma amostra do que um skatista é capaz nos momentos mais difíceis e complicados. Ele fez questão de narrar aqueles últimos 45 segundos da etapa.
“Eu sabia do que era capaz, sabia que poderia fazer essa nota. Então, só tentei me concentrar o máximo possível e fazer tudo que eu vinha treinando durante a semana. Feliz demais por ter acertado tudo que vinha imaginando e o que precisava para sair campeão. Sabia que, se me esforçasse, colocaria na pista tudo o que aprendi nos últimos anos. Acho que é isso que faz os resultados virem”, disse Pedro, que dedicou os títulos à família, que sempre o apoiou e lhe deu suporte. “Sem eles não estaria aqui”.
Foi uma final tão pesada que Augusto Akio, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ficou em sexto lugar (84,17). Kalani Konig, atual campeão brasileiro, terminou em quinto (86,00). Thomas Augusto, maior nota da fase eliminatória, foi quarto (89,10). No pódio, Pedro Vita ficou com o vice (92,64) e Miguel Leal, com a terceira colocação (89,34).











