Competição sub23 de Basquete terá pela primeira vez disputas no masculino e no feminino
A Seleção Brasileira de basquete está convocada para Globl Jam, prestigiado torneio internacional sub-23, desta vez com uma novidade: a primeira participação do time feminino. A delegação do Brasil contará com 21 atletas, que representarão o país na competição.
O Globl Jam 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, na cidade de Toronto, no Canadá e o evento, que já se consolidou como uma importante vitrine para o basquete internacional, será disputado pela terceira vez em solo canadense e reunirá seleções masculinas e femininas da categoria, com quatro equipes em cada naipe.
No masculino, Brasil enfrentará Canadá, Japão e Estados Unidos, que será representado pela universidade de Georgetown. No feminino, encara Canadá, Porto Rico e EUA, neste naipe representado pela universidade de Texas.
As equipes participarão de uma fase de grupos, onde cada seleção jogará três partidas. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a grande decisão do título. Em 2022, a Seleção Brasileira masculina fiocu com o título. Já a Seleção Brasileira feminina é estreante na competição, dando continuidade ao trabalho que tem sido realizado nas categorias de base.
No comando das equipes os auxiliares das seleções principais como Helinho Garcia (masculino) e Léo Figueiró (feminino)
Informações sobre as transmissões, que tem os direitos exclusivamente ligados a Federação Canadense de Basquete, ainda não foram divulgadas.
Jogos do Brasil
Seleção Masculina
13/08 – Brasil x Canadá – 21h
14/08 – Brasil x Japão – 15h
16/08 – Brasil x Estados Unidos – 15h
17/08 – Final – 21h
Seleção Feminina
13/08 – Brasil x Canadá – 19h
14/08 – Brasil x Porto Rico – 12h30
16/08 – Brasil x Estados Unidos – 12h30
17/08 – Final – 19h
Convocação Masculina
Gabriel Landeira, Lucas Atauri e Vitinho (Paulistano),Du Klafke e Augusto Cassiá (Ole Miss-USA), Samis Calderon (Kansas-USA), Daniel Onwenu (Flamengo), João Gluck (Murcia-ESP), Nathan Mariano (Sem clube), Bruno Cardoso (Brasília) e Winicius Braga (Minas)
Convocação Feminina
Marcella (Santo André-SP), Ana Beatriz Passos (Idaho-USA), Bella Nascimento (William & Mary-USA), Raiane Dias (Virginia-USA), Alexia Dagba (Georgetown-USA), Taissa Queiroz (North Carolina-USA), Heloisa Carrera (Arizona State-USA), Jeniffer Santana (WKU-USA), Ana Oliveira (Missouri-USA) e Vitória Silva (Jacksonville-USA)
