Detentora de sete medalhas olímpicas, nadadora Penny Oleksiak é suspensa por dois anos

Oleksiak violou o código antidoping por não dizer a sua localização para exames

Foto: Comitê Olímpico do Canadá
Foto: Comitê Olímpico do Canadá

A nadadora Penny Oleksiak, a atleta olímpica canadense com mais medalhas olímpicas, aceitou uma suspensão de dois anos das competições devido a três falhas na localização para exames antidoping.

O período de inelegibilidade de Oleksiak vai até 14 de julho de 2027, com a suspensão aplicada retroativamente a 15 de julho deste ano.

De acordo com um comunicado da Unidade de Integridade Aquática, a atleta de 25 anos, de Toronto, terá todos os seus resultados competitivos a partir de 16 de junho desqualificados, incluindo a perda de medalhas, pontos e prêmios.

O comprovante de localização faz parte do programa de testes antidoping da Agência Mundial Antidoping (WADA). Os atletas selecionados devem fornecer uma janela de disponibilidade diária de 60 minutos, com 90 dias de antecedência, para serem testados, independentemente de onde estejam no mundo. Segundo a Federação Internacional de Esportes Aquáticos (World Aquatics), se um atleta apresentar informações de localização “atrasadas, imprecisas ou incompletas que o impeçam de realizar os testes, poderá receber uma notificação de Falha no Preenchimento”.

Em julho, após desistir do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos devido ao problema com sua localização, Oleksiak afirmou que a questão “não envolve nenhuma substância proibida” e acrescentou: “Sou e sempre fui um atleta limpo e não farei mais comentários neste momento”.

Qualquer combinação de três falhas no preenchimento de informações ou testes perdidos em um período de 12 meses pode resultar em uma suspensão de dois anos.

“Estamos comprometidos com a aplicação e o apoio a todas as regras antidoping, conforme estabelecido no Programa Canadense Antidoping e por meio da Federação Internacional de Esportes Aquáticos e da Agência Mundial Antidoping”, declarou Suzanne Paulins, diretora executiva da Swimming Canada, em um comunicado. “Embora aceitemos a explicação de Penny de que foram erros involuntários e que ela não usou substâncias proibidas, os regulamentos antidoping existem para garantir igualdade de condições para todos os atletas.

Sentiremos falta de Penny na seleção nacional e esperamos vê-la de volta às piscinas quando estiver apta.”

Oleksiak é sete vezes medalhista olímpica e nove vezes medalhista em campeonatos mundiais.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *