Alemã venceram italianas em duelo direto, no entanto, com a vitória da Suécia sobre o Japão, as duas confirmaram a classificação
Alemã venceram italianas em duelo direto, no entanto, com a vitória da Suécia sobre o Japão, as duas confirmaram a classificação

Nesta terça-feira (10), quatro partidas movimentaram o hóquei no gelo feminino nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026. O destaque ficou para o confronto direto entre Alemanha e Itália, que mesmo com vitórias das alemãs, as duas seleções avançaram. O dia ainda teve vitórias de Suécia, Estados Unidos e Finlândia.
As atenções do dia estavam voltadas para as partidas do Grupo B, que definiria os classificados para a próxima fase e envolvia diretamente a nação anfitriã. Em um confronto direto por uma das vagas, a Alemanha resistiu à pressão da Itália e venceu por 2 a 1, assegurando a segunda colocação na chave e deixando as italianas na terceira posição, graças a vitória da Suécia sobre o Japão por 4 a 0. As suecas terminaram na liderança do Grupo B e o Japão na 4ª colocação, eliminado.
A partida emocionante entre Alemanha e Itália foi decidida em um contra-ataque, Kluge converteu com um belo chute de direita a 1 minuto e 29 segundos do fim, virando a partida e carimbando um lugar nas quartas de finais com o 2 a 1. Emily Nix marcou o outro gol da Alemanha, enquanto Justine Reyes anotou para a Itália ao abrir o marcador.
Com mais uma atuação uma sólida, as suecas confirmarm o favoritismo no Grupo B e venceram todos seus confrontos, e a vitória por 4 a 0 sobre o Japão contou com destaque de Josefin Bouveng com um gol e uma assistência, e Hanna Thuvik, Mira Hallin e Hanna Olsson, que também marcaram para a Suécia.
Dois duelos aconteceram pelo Grupo A, em que estão reunidas as cinco principais seleções do ranking munidal e todos avançam, ficando a fase preliminar apenas para definir o chaveamento: Estados Unidos contra Canadá e Finlândia contra a Suíça.
Em um duelo entre dois países norte-americanos, os Estados Unidos, conquistaram uma convincente vitória por 5 a 0 sobre o Canadá e mostraram que estão prontos para chegar longe na competição. A vitória garante aos EUA o primeiro lugar do Grupo A. As canadenses ainda disputam um jogo para saber se ficam na segunda ou terceira posição.
Fechando o dia movimentado do hóquei no gelo feminino, a Finlândia encarou a Suíça e venceu com autoridade por 3 a 1, controlando a partida e finalizando mais que o dobro de vezes que o adversário. As finlandesas disputam uma partida decisiva contra o Canadá para definir quem fica com a segunda colocação do Grupo A, enquanto a Suíça fecha na lanterna da chave.
A fase preliminar termina na quinta-feira com o jogo remarcado entre Finlândia e Canadá, definindo assim, os cruzamentos da fase de quartas de finais dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.
