Djokovic e Sabalenka avançam no 1º dia de US Open; Medvedev e Tauson são eliminados

Daniil Medvedev produziu caos em quadra e Clara Tauson foi derrotada por jovem filipina

Foto: Pete Staples/USTA
Foto: Pete Staples/USTA

O primeiro dia de chave principal de US Open, realizado entre o domingo (24) e esta segunda-feira (25), foi marcado pelo caos envolto na partida entre o russo eliminado Daniil Medvedev, cabeça de chave 13, e o françês Benjamin Bonzi, que encerrou as ações do Major.

Além do mais, o sérvio Novak Djokovic, sétimo favorito, derrotou o jovem local Learner Tien, a bielorrussa Aryna Sabalenka, nº1 feminina, superou a suíça Rebeka Masarova e a dinamarquesa Clara Tauson, cabeça de chave 14, foi vencida pela filipina Alexandra Eala.

Nest segunda-feira (25), por volta das 13h da tarde, o carioca João Fonseca estreia frente ao sérvio Miomir Kecmanovic. Beatriz Haddad Maia apenas jogará na terça-feira.

Novak avança em confronto de gerações

O sérvio multicampeão Novak Djokovic anotou 6/1 7/6(3) 6/2 para derrubar Learner Tien na primeira rodada do Major estadunidense. A diferença entre os dois tenistas é de 19 anos, idade atual de Tien, enquanto Novak já sente o custo físico e mental dos 39. Curiosamente, este é o 20º US Open de “Nole” que sentiu dores musculares durante a partida, foi pressionado pelo rival no segundo set e mostrou por que é um dos maiores para enfrentar Zachary Svajda no segundo giro do torneio.

A saga de Novak pelo 25º grand slam da carreira começou com tranquilidade frente ao jovem Tien com vitória na primeira parcial por 6 games a 1. Na segunda parcial Learner cresceu, aproveitou que “Djoko” demonstrava sinais de desgaste físico e salvando 3 pontos de quebra contra 4 de Nole, perdeu ponto do jogo em 5/4.

Logo após, Djokovic empatou em 5/5 e 6/6, forçando o tie-break. Os tenistas empataram em 2-2, 3-3 e Novak venceu os quatro pontos decisivos para fechar em 7/6(7-3) e 2×0. No segundo período Tien obteve a primeira quebra contra Nole no jogo, mas o sérvio devolveu em seguida e abriu vantagem em 3/1 e 5/1. Learner diminuiu para 2/5 com ponto do jogo de Djoko salvo, mas não impediu a vitória de Novak em 6/2 e 3×0.

Aryna avança em dois sets

A nº1 entre as mulheres Aryna Sabalenka teve trabalho para eliminar a suíça Rebeca Masarova por 7/5 6/1. Aryna cedeu 1/3 pontos de quebra para a rival no primeiro set, furando o serviço da rival em 2 de 3 oportunidades. A europeia chegou a abrir 4/3, 5/4 e 6/5, mas podia não ter evitado o tie-break. No entanto, concluiu a parcial em 7 games a 5 logo após.

O segundo set foi todo de Sabalenka que salvou 3/3 pontos de quebra, abriu 5/0 sobre a rival e fechou a conta em 6/1 e 2×0 sem pressão. Na segunda rodada, a favorita joga contra a russa Polina Kudermetova.

Medvedev causa caos, confirma péssima temporada e quebra raquete

Encerrando as ações do dia inicial de US Open, Daniil Medvedev foi eliminado por Benjamin Bonzi, mesmo algoz do major de Wimbledon, na Inglaterra, no mês passado, por 6/3 7/5 6/7 0/6 6/4. O françês leva a melhor sobre o rival russo no histórico de confrontos por 3 a 1, contando as vitórias deste ano, o abandono de Daniil em Roland Garros 2017, na França, e o triunfo de Medvedev no qualificatório do Challenger 100 de Brest, na França, também em 2017.

O principal momento do jogo foi quando um fotógrafo entrou na quadra e atrapalhou o segundo saque de Bonzi antes de sair do local proibido. Bonzi teve o primeiro saque devolvido no ponto para a vitória em A/40 – a letra A é usada quando se tem vantagem para vitória em game – e a decisão do árbitro principal enfureceu Daniil. O russo chamou a torcida, que entrou na pilha e vaiou, foi até a câmera próxima do juiz e reclamou do parecer.

A partida ficou paralisada por muitos minutos até que Medvedev pedisse para o público ficar em silêncio, o que causou desconcentração de Bonzi e vitória no terceiro set de Daniil. Benjamin ainda perdeu o quarto período por 6 a 0, mas foi superior na quinta e final parcial para derrotar o russo por 3×2.

Tenistas top-10 avançam

Três estadunidenses top-10 avançaram no primeiro dia, Ben Shelton (6) venceu o peruano Ignácio Buse por 6/3 6/4 6/2, Jéssica Pegula (4) derrotou a egípcia Maya Sheriff por 6/0 6/4, Taylor Fritz (4) superou o compatriota Emilio Nava por 7/5 6/2 6/3 e Emma Navarra estreou bem contra Yafan Wang com triunfo por 7/6 6/3. Além disso, Jasmine Paolini garantiu lugar na segunda rodada ao bater a australiana Destanee Aiava por 6/2 7/6.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *