Duda anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde mental

A Campeã olímpica revelou que vem sofrendo com crises de ansiedade antes das partidas

Volleyball world/ Divulgação
Volleyball world/ Divulgação

Duda enfim se pronunciou sobre a desistência dela e de sua parceira Ana Patrícia no mundial de vôlei de praia na última semana. A campeã olímpica em Paris-2024 revelou que vem sofrendo nos últimos meses de crises de ansiedade antes das partidas, tendo uma crise mais séria antes da última partida das duas na competição, o que incentivou a desistência da dupla no duelo seguinte. A forte crise de ansiedade fez Duda decidir dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental:

“Há cerca de um ano, venho apresentando sinais de que algo não estava bem. Foram várias crises de ansiedade em alguns jogos da temporada. A última, e mais forte, foi justamente na partida contra a dupla de Porto Rico, na chave que levava para as para as oitavas de final do campeonato. Vencemos o duelo, mas ali ficou claro que eu precisava respeitar os meus limites. Era a minha saúde em jogo” disse Duda, que vendo também a sua parceira lidando com constantes dores, decidiu em comum acordo com a CBV, desistir do mundial: “Uma decisão muito difícil, pois o atleta de alto rendimento quer competir. Mas, naquele momento, era preciso pausar.”

Duda admitiu que os anos competindo sem parar pelas praias do mundo cobraram seu preço após o ouro olímpico: “Eu vivo como uma atleta profissional desde os 12 anos de idade. Uma longa jornada de dedicação ao vôlei de praia. Quase 11 meses do ano viajando, abrindo mão de família, de experiências que certamente não voltam, para poder viver o meu sonho. Não me arrependo. Mas, às vezes, é necessário dar um passo atrás, para poder seguir em frente. E este momento chegou para mim. Nos próximos meses, vou priorizar minha saúde mental, essencial para minha performance no esporte e na vida.”

Duda agradeceu a sua parceira, seus patrocinadores, CBV e COB pela compreensão do seu momento e prometeu voltar mais forte: “Compartilhar minha vulnerabilidade não me faz menos forte, mas mostra que sou humana, assim como vocês que lêem esta mensagem agora. Agradeço a Pati, ao meu time, minha família, Praia Clube, patrocinadores, Confederação Brasileira de Voleibol, Comitê Olímpico do Brasil e toda a torcida por não soltarem a minha mão. Seguimos juntos. E voltarei mais forte. Com carinho, Duda”

Confira a declaração de Duda na íntegra:

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *