Primeira etapa do circuito, realizada em Maringá (PR), reuniu grande público e marcou o final de semana com muita atitude e cooperação
A cidade de Maringá (PR) foi palco da estreia do Cresol Base, novo campeonato profissional de BMX freestyle park no Brasil, entre os dias 29 e 31 de agosto. A primeira etapa reuniu grandes nomes da modalidade em disputas acirradas, que movimentaram o público presente no Centro de Treinamento de BMX Freestyle.
Na Elite Feminina, a brasileira Duda Penso, atleta Cresol e tetracampeã brasileira, confirmou o favoritismo e conquistou o lugar mais alto do pódio, seguida pelas irmãs Queen Villegas (Colômbia) e Liz Villegas (Colômbia).
Já na Elite Masculina, o ouro ficou com Luis Rincon (Colômbia), que superou o norte-americano Nick Bruce e o brasileiro Gustavo Bala Loka, prata e bronze, respectivamente.
O campeonato, que é homologado pela Union Cycliste Internationale (UCI) e tem apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), seguiu o formato olímpico, com duas voltas de 60 segundos avaliadas por cinco juízes que consideram fluidez, técnica, grau de dificuldade e criatividade.
A etapa em Maringá reforçou o potencial do Brasil como palco da modalidade, atraindo atletas olímpicos e novos talentos em uma estrutura de nível internacional. Os idealizadores do circuito são os também atletas Duda Penso, Gustavo Bala Loka e Paulo Saçaki.
