Com três partidas definidas na prorrogação e jogos bem disputados, teremos Canadá contra Finlândia e Eslováquia contra Estados Unidos buscando vaga na decisão
Com três dos quatro jogos decididos somente na prorrogação, estão definidos os semifinalistas do hóquei no gelo masculino em Milão-Cortina 2026. A quarta-feira (18) foi recheada de partidas com muita emoção, terminando com vitórias de Eslováquia sobre a Alemanha por 6 a 2, além dos jogos decididos no tempo extra, Canadá 4 a 3 sobre a Suíça e Finlândia 3 a 2 sobre a Tchéquia e Estados Unidos sobre a Suécia (2-1).
Nos Jogos Olímpicos de Inverno, as semifinais do hóquei deixam o chaveamento tradicional e são definidas pelo retrospecto na competição, assim os pontos acumulados até aqui por Finlândia, Canadá, Eslováquia e Estados Unidos foram determinantes na definição dos confrontos.
As quartas de finais começaram com a Eslováquia vencendo a Alemanha por 6 a 2. Os eslovacos começaram a partida pressionando e o 1 a 0 no primeiro tempo não refletiram o domínio que tiveram no jogo. Os alemães melhoraram no segundo período, mas viram a Eslováquia precisa em seus ataques, anotando 3 das 5 tentativas e ganhando tranquilidade para controlar o jogo e assegurar a classificação para a semifinal de forma dominante.

Os adversários dos eslovacos na próxima fase serão os Estados Unidos, que também precisaram enfrentar uma prorrogação para confirmar a vitória sobre a Suécia por 2 a 1 e avançar na competição. Os estadunidenses abriram o placar ainda no primeiro tempo de jogo e mesmo com a pressão sueca pareciam que conseguiriam avançar no tempo regulamentar, no entanto, um gol da Suécia faltando um minuto e meio de partida deixou tudo igual em 1 a 1.
O Estados Unidos acordou pro jogo e pressionou até chegar ao gol da classificação aos 3:27 da prorrogação, caribando assim a vaga na semifinal do hóquei no gelo olímpico em 2026 e eliminando a Suécia, que esteve entre os quatro melhores em Pequim-2022
A outra semifinal também terá equipes que precisaram da prorrogação para avançar. A Finlândia bateu a Suíça por 3 a 2, após uma grande virada na partida. Os suíços começam dominantes e abriram 2 a 0 logo no primeiro período, pressionando os finlandeses e conseguindo controlar bem o jogo até a reta final do terceiro tempo, com a vantagem da Suíça ainda por dois gols.
O jogo seguia equilibrado, com vantagem dos suíços, até os seis minutos finais da partida, quando então os finlandeses conseguiram diminuir o placar e pressionaram até chegar ao empate, restando pouco mais de um minuto para terminar, 2 a 2 e jogo na prorrogação. O gol da Finlândia veio aos 3:22 do tempo extra e assegurou aos atuais campeões olímpicos o lugar na semifinal.
Quem desafiará os atuais medalhistas de ouro serão os canadenses, que precisaram de muita frieza para bater a Tchéquia por 4 a 3 e seguir na competição. Em um jogo cheio de reviravoltas, o Canadá abriu o placar no início do jogo mas sofreu a virada ainda no primeiro tempo. Os canadenses empataram no segundo tempo, no entanto, os tchecos voltaram a frente do placar e pareciam encaminhar a vitória faltando pouco mais de sete minutos de jogo.
Na reta final do terceiro período, o Canadá pressionou e chegou ao empate em 3 a 3 aos 56:33, levando a disputa de uma vaga na semifinal para a prorrogação. No tempo extra, os canadenses marcaram o “gol de ouro” logo no primeiro minuto e garantiram lugar na próxima fase. Assim, Canadá e Eslováquia se enfrentam na semi de Milão-Cortina.
As semifinais estão programadas para acontecerem na sexta-feira (20).
Semifinal do Hóquei no Gelo Masculino
Eslováquia x Estados Unidos
Finlândia x Canadá










