É Campeão! Brasil vence Argentina e conquista título do Sul-americano Sub-17 de basquete

Seleção Brasileira conquista título invicta do Sul-americano e assegura vaga na Americup Sub-18 em 2026

Foto: Reprodução CBB

Com uma campanha irretocável, o Brasil não tomou conhecimento da Argentina neste domingo, 14 de dezembro, e ficou com o título invicto do Sul-Americano Sub-17 ao bater os rivais por 98 a 77 em Assunção, no Paraguai. A conquista mostra a força de uma geração que não sentiu o peso do favoritismo e “passou por cima” de todos os rivais que enfrentou no torneio.

De quebra, o Brasil ainda conquistou neste fim de semana um lugar na Americup Sub-18 em 2026, quando vai em busca de uma das quatro vagas do continente na Copa do Mundo Sub-19 em 2027.

O respeito ao rival veio através de uma atuação dominante, do início ao fim. O Brasil não deu chances à Argentina e esteve à frente do placar em todos os instantes. Sempre que os argentinos tentavam buscar o resultado, a Seleção se reorganizava e logo dava o troco nos hermanos.

Destaques: Pedrinho Figueiredo – 24 pontos, Pietro Melo – 18 pontos, João Gluck – 16 pontos e Isaiah Santos – 13 pontos

Presidente da CBB, Marcelo Sousa esteve presente na decisão da competição e entregou o prêmio de MVP do campeonato ao ala-armador do Brasil, Pedro Figueiredo. O Brasil também teve atletas no quinteto ideal da competição: Pedrinho, eleito MVP, e o armador Pietro Melo  

O título coroa também o técnico Fernandinho Pereira, que conquista o seu bicampeonato Sub-17 com a Seleção. Ele já havia conquistado a taça em 2019, com Márcio e Gui Santos em quadra. Marcelo Bandiera, auxiliar, se junta a Hélio Rubens e Thelma Tavernari, que foram campeões na CT com seus filhos em quadra. André Germano, na CT, teve gestão incrível do grupo, e a preparação física com Douglas Nazar foi impecável.

A campanha do título teve vitória sobre o Chile por 99 a 70, depois, diante da Venezuela, por 94 a 79, e por último na primeira fase sobre o Paraguai, por 117 a 47. Já no mata-mata, o Brasil bateu o Uruguai por 106 a 52, e por último a Argentina por 98 a 77.

A conquista também encerra um ano incrível do basquete brasileiro, campeão do Globl Jam, torneio internacional Sub-23; dos Jogos Mundiais Universitários, competição Sub-25; Solidarity Cup, na China, com uma Seleção de jovens; e também a Americup, em setembro, na Nicarágua.

Atletas Campeões

Caio Mathias – Paulistano-SP
Eduardo Santos – Corinthians-SP
Isaiah Santos – Seven Lakes-EUA
João Gabriel – Paulistano-SP
João Marcelo – Pinheiros-SP
João Sálvio – Clube Campineiro de Regatas-SP
João Gluck – UCAM Murcia-ESP
Matheus Nascimento – Pinheiros-SP
Cristian Ferreira – Paulistano-SP
Pedro Alves – Paulistano-SP
Pedro Figueiredo – Saski Baskonia-ESP
Pietro Melo – Paulistano-SP

Comissão Técnica Campeã

Fernando Pereira- Treinador
Marcelo Bandiera – Assistente Técnico
Fabrício Freire – Assistente Técnico
Douglas Nazar – Preparador Físico
Lucas de Carvalho – Médico
Gabriel Prandini – Fisioterapeuta
André Germano – Coordenador
Fernando Marques – Líder Operacional

*com informações da Assessoria CBB

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *