Eduardo Schaus faz história e conquista prata inédita no Mundial de Escalada Paralímpica

Paranaense alcança segundo lugar na categoria AU2 em sua estreia na competição internacional

Aline Machado/CBEscalada
Aline Machado/CBEscalada

A madrugada desta quarta-feira, 24, marcou um dia histórico para a paraescalada brasileira. O paranaense Eduardo Schaus conquistou a medalha de prata no Mundial de Escalada Paralímpica, realizado em Seul, na Coreia do Sul. Foi a primeira vez que o atleta competiu em um mundial.

Disputando a classe AU2, destinada a competidores com comprometimento nos membros superiores, Schaus alcançou a agarra 33+ — quando o escalador ultrapassa a agarra 33 e inicia o movimento para a próxima. O desempenho foi suficiente para deixá-lo à frente do norte-americano Brian Zarzeulla, que parou na agarra 33. O título ficou com o alemão Kevin Bartke, que chegou até a agarra 35+.

O Brasil ainda pode ampliar seu número de medalhas em Seul. A campeã mundial de 2023, Marina Dias, disputa nesta quinta-feira, 25, a final da categoria RP3, voltada a atletas com limitações de alcance, força e potência.

Filipe Pereira

Filipe Pereira

Sou brasiliense, apaixonado por esportes desde pequeno e futuro jornalista — atualmente estou no último semestre do curso de Jornalismo pela UNIP-DF. Movido por curiosidade, paixão pelo noticiário esportivo e uma vontade enorme de contar boas histórias, encontrei no jornalismo esportivo o espaço ideal para unir tudo isso. No Surto Olímpico, busco mostrar que o esporte é muito mais que resultado: é contexto, é gente e é emoção
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *