Ao lado de Arthur Lanci o atleta carioca venceu o torneio Elite em João Pessoa há dois dias
Pela segunda semana consecutiva o Brasil será a passarela onde desfilarão os principais craques do vôlei de praia internacional. Depois de João Pessoa (PB), o Rio de Janeiro (RJ) recebe uma etapa elite do Circuito Mundial, com as duplas mais bem colocadas no ranking em busca do título, a partir desta quarta-feira (24/9). Entre eles o carioca Evandro tem motivação de sobre para entrar em quadra na arena montada na icônica praia de Copacabana. Além do embalo pelo título conquistado no último domingo (21/9) ao lado do parceiro Arthur Lanci na capital paraibana, local é onde ele estreou nos Jogos Olímpicos (Rio2016).
“Nós viramos a chave e já estamos pensando na etapa do Rio, onde vamos jogar em casa, perto da minha família e amigos e onde foi minha primeira olímpiada. Estamos fazendo tudo o que podemos para nos prepararmos, mesmo com pouco tempo de descanso. O mundial do Rio também será uma nova oportunidade para evitarmos alguns erros que cometemos em João Pessoa, por mais que tenhamos ganhado. Nosso técnico conversou com a gente e agora vamos buscar aprimorar nosso jogo para que possamos sair no lugar mais alto no Rio também. É outro torneio, e uma nova forma de fazer diferente”, comentou Evandro, que com Arthur Lanci ocupa a sexta posição no ranking mundial. Em sua carreira, ele tem 11 títulos em etapas do Circuito Mundial, mas busca ainda subir no lugar mais alto do pódio em casa.
Na etapa Elite do Rio de Janeiro o Brasil será representado por 12 duplas (sete femininas e cinco masculinas). George/Saymon, Vinícius/Heitor, Adelmo/Mateus, Thainara/Talita Simonetti, Carol Horta/Elize Maia e Andressa/Tainá jogam o qualifying em busca de um lugar no torneio principal que já conta com Thamela/Vic, Talita/Taiana, Carol Solberg/Rebecca, Vitória/Hegê, Evandro/Arthur Lanci e André/Renato.
A competição começa pelo qualifying, com 16 duplas de cada gênero em jogos eliminatórios. Os oito vencedores da rodada garantem um lugar no torneio principal que é formado por 24 duplas. Na primeira fase as equipes são divididas em seis grupos com quatro integrantes, que jogam entre si. O melhor de cada grupo se classifica direto para as oitavas de final, o segundo e o terceiro seguem para a repescagem. A decisão acontece no final da tarde do domingo (28/9). As semifinais e as disputas por medalhas contam com transmissão dos canais sportv.
O Rio de Janeiro é a quarta cidade brasileira a receber uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia na temporada 2025. Saquarema (RJ), Brasília (DF) e João Pessoa (PB) foram as sedes dos eventos já realizados até agora. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) promoverá ainda mais um torneio em Itapema (SC) de 3 a 7 de dezembro.











