Cabeça de chave número um, mesatenista brasileiro estreia nesta quinta-feira pela chave de duplas mistas
Embalado por uma impressionante sequência de resultados, Hugo Calderano contará com mais uma grande motivação na disputa do WTT Star Contender Foz do Iguaçu: o apoio da torcida. A chave principal da competição começa nesta quinta-feira (31) com estreia do terceiro colocado do ranking mundial: ele e Bruna Takahashi enfrentarão os chilenos Alfonso Olave/Sofia Vega pelas oitavas de final de duplas mistas, às 10h (de Brasília).
Ao longo dos últimos dias, Hugo já vem recebendo esse apoio dos fãs e também retribuindo. Os inúmeros pedidos de fotos e autógrafos são sempre atendidos com alegria e paciência – uma forma de agradecer o reconhecimento e também a força que a torcida demonstra nas arquibancadas.
“Sendo brasileiro, sei que a torcida vai me apoiar mais do que em qualquer lugar do mundo. Mas acho que o brasileiro sabe torcer de uma forma que nenhum outro torcedor sabe. Gosto demais de jogar em casa”, disse o carioca de 29 anos.
Os resultados comprovam: Hugo já conquistou três títulos internacionais competindo no Brasil. O último deles foi o WTT Contender Rio de Janeiro, no ano passado. Antes, já havia sido campeão de duas etapas no antigo formato do circuito internacional.
Em Foz, o entusiasmo dos fãs nas arquibancadas promete ser ainda maior pelos resultados recentes de Hugo. Ele foi à final dos quatro últimos torneios que disputou, levando três taças. Em abril, conquistou a Copa do Mundo. No mês seguinte, foi vice-campeão mundial. Depois, ficou com os títulos do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, em junho, e do WTT Contender Buenos Aires, na Argentina, há menos de uma semana. Neste período, venceu 22 dos seus 23 jogos individuais.
O grande momento, no entanto, não faz Hugo tirar os pés do chão. Entre os outros principais nomes da competição estão o sul-coreano Oh Junsung (20º) e os alemães Benedikt Duda (12º), Dang Qiu (13º) e Dimitrij Ovtcharov (32º), medalhista olímpico individual nos Jogos de Tóquio-2020.
“A competição tem vários atletas de altíssimo nível, muitos entre os melhores do mundo. Vai ser muito difícil. Como sempre, a concorrência no tênis de mesa é muito alta, então desde os primeiros jogos não vai ter partida fácil”, analisou o brasileiro.
Cabeça de chave número um, Hugo estreará no torneio individual somente na sexta-feira (1º), já que não irá à mesa na primeira rodada. Adversário e horário ainda não foram definidos.
Duplas mistas em alta
Hugo também vem de uma sequência positiva ao lado de Bruna Takahashi nas duplas mistas, com duas finais seguidas. Os brasileiros foram vice-campeões do WTT Star Contender Ljubljana, sendo superados apenas pelos sul-coreanos Lim Jonghoon/Shin Yubin, medalhistas de bronze em Paris-2024 e no Mundial deste ano. Já no WTT Contender Buenos Aires, levaram o título – o primeiro da parceria no circuito internacional.
Com o resultado, Hugo e Bruna subiram para a 12ª posição do ranking mundial – a melhor até aqui da dupla. Os brasileiros têm a sétima maior pontuação da temporada do WTT e estão na briga por uma vaga no WTT Finals, que reúne os melhores da temporada.
O WTT Star Contender Foz do Iguaçu entrega 600 pontos ao campeão e distribui US$ 300 mil (R$ 1,6 milhão) em premiações.
