Irmãos Ukaleq e Sondre Slettemark vão representar a Dinamarca nos Jogos Olímpicos
Irmãos Ukaleq e Sondre Slettemark vão representar a Dinamarca nos Jogos Olímpicos

A Groenlândia vai ser representada por dois biatletas nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina D’Ampezzo´2026, na Itália, entre os dias 5 e 22 de fevereiro, pelos irmãos Ukaleq Slettemark e Sondre Slettemark. A ilha groenlandesa é pertencente ao Reino da Dinamarca e está sob constante ameaça de ocupação pelos Estados Unidos.
O biatlo dinamarquês é tradicionalmente mais forte na Groenlândia com forte cultura esportiva voltada a modalidade na ilha gelada. Os groenlandeses Ukaleq Slettemark e Sondra Slettemark vão ser acompanhados pela dinamarquesa naturalizada Anne De Besche, que recentemente trocou a Noruega pela Dinamarca.
Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina!
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
A equipe dinamarquesa se classificou a partir do ranking final da Copa de Nações do biatlo, o jovem Sondre Slettemark garantiu a última vaga individual com 264 pontos somados no período válido. Já as mulheres somaram 233 pontos e alcançaram o posto final para duas cotas nacionais para Milão-Cortina.
Os dois biatletas groenlandeses se classificam para os Jogos em meio a tensão bélica causada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que ameaça ocupar a ilha com o objetivo de expandir a “proteção militar” dos EUA. A Groenlândia tem população de 56.000 pessoas, a maioria sendo de indígenas da etnia Inuit. O território é uma autonomia ultramarina dinamarquesa e Trump busca ocupar o local para construir uma “barreira de segurança” contra ataques e exploração de minérios localizados no subsolo da ilha.
